Obra de revitalização nas ruas centrais de São Joaquim receberá asfaltamento neste final de semana
As obras de revitalização das ruas centrais de São Joaquim entram em uma nova fase neste final de semana. A empresa responsável pela execução das obra irá asfaltar o trecho da Rua Murilo Bortoluzzi (ao lado do Centro de Eventos Paroquial) e um trecho da Rua Marcos Batista. Para isso, pede-se à comunidade compreensão pois os referidos trechos serão interditados.
A revitalização das ruas centrais inclui calçadas, drenagem, asfaltamento, placas e sinalização de trechos das ruas Murilo Bortoluzzi, Marcos Batista, Egidio Martorano, Lauro Muller, Praça João Ribeiro e Praça Cesário Amarante, além da Manoel Joaquim Pinto e Major Jacinto Goulart que terão o pavimento em paver. A intenção da empresa é concluir as calçadas e pavimentação muma rua de cada vez, para diminuir os transtornos à população.
Paralela à revitalização, inicia em 15 dias a rede coletora de esgoto sanitário. Orçada em R$ 903 mil, com uma extensão de 2,5 mil metros, a obra será realizada em toda a Rua Major Jacinto Goulart e Manoel Joaquim Pinto, além de outros trechos, como o da Rua Marcos Batista, entre a antiga Infoneve e o antigo Posto Texaco.
Em função ao grande número de obras realizadas pelo Governo do Estado em São Joaquim, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, a Prefeitura de São Joaquim e a sociedade civil organizada reuniram-se nesta quinta-feira, dia 12 de março, no gabinete do prefeito para discutir ações da obra de revitalização das ruas centrais.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Regional em São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, apresentou a arquiteta da Secretaria de Estado de Planejamento, Lilian Mendonça, que esteve no município para visitar as obras. Lilian alertou o engenheiro responsável pela empresa executora sobre diversos pontos a serem melhorados e cuidados, como a proteção das calçadas no momento do asfaltamento.
Uma das ações definidas durante a reunião, que contou com a participação do prefeito em exercício, Uladimir Demeciano e técnicos da prefeitura, é a formação de um Comitê de Fiscalização da obra. “Acredito que este comitê técnico, com poder de fiscalização e de tomada de decisões, é muito importante para assegurar uma maior qualidade à obra”, destacou a arquiteta. O Comitê tem a primeira reunião marcada para a próxima semana.
O prefeito em exercício, Uladimir Demeciano garantiu que a prefeitura é parceira no projeto pois as obras são para São Joaquim. “Podem ter acontecido erros nossos, do município, dos vereadores, da SDR ou da empresa mas acredito que agora as obras estão no caminho e, trabalhando juntos, vamos ter uma obra ainda de mais qualidade”, afirmou o prefeito.
Lilian destaca ainda que o município vive um momento diferenciado e que toda obra causa transtornos à população. No entanto, a comunidade deve ter paciência porque as melhorias serão fundamentais para o desenvolvimento de São Joaquim. “De um lado exigimos da empresa, qualidade mas de outro, precisamos que a comunidade respeite e evite transitar durante a execução da obra”, apontou.
A secretária de Desenvolvimento Regional em São Joaquim destaca o investimento de R$ 5,3 milhões na revitalização das ruas centrais. “Nós lutamos muito para viabilizar a execução deste projeto junto ao Governo do Estado. Em Santa Catarina, apenas São Joaquim conseguiu uma obra desse porte dentro da cidade, envolvendo execução de asfalto e calçadas no perímetro urbano. Lembramos, ainda, que as ruas municipais são competência do município e as calçadas, responsabilidade do proprietário do imóvel. No entanto, o governo acredita em nossa cidade e viabilizou esta obra para São Joaquim”, ressaltou a secretária.
{article Elenise Melo Nunes – SDR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}