Senafrut começa nesta terça-feira em São Joaquim
Começa, nesta terça-feira, 3 de junho, em São Joaquim, o 11º Senafrut – Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. Com abrangência nacional, de caráter técnico e informativo, o evento pretende apresentar e discutir inovações tecnológicas para a fruticultura, em especial, para a cultura da maçã. O local das palestras e das exposições será no Parque Nacional da Maçã. A comissão organizadora espera receber mais de 900 participantes de todo o setor frutícola, produtores, técnicos e estudantes, além de mais de 50 empresas expositoras.
A parte técnica da 11ª edição será desenvolvida em cinco blocos de palestras: adubação e nutrição de plantas; mercado e custos de produção; fitossanidade; pós-colheita e polinização; e manejo de plantas e mecanização. Ao todo serão 16 palestras, sendo seis apresentadas por técnicos e especialistas internacionais, vindos do Canadá, México, USA, Chile e Itália, e as demais por palestrantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Na quinta-feira, 05 de junho, 30 vagas estarão disponíveis para um minicurso na área de elaboração de vinhos de qualidade na pequena propriedade.
“Atentos às tendências globais do mercado, bem como das dificuldades encontradas pelos produtores especialmente no que se refere à comercialização, aumento dos custos de produção e alternativas para mecanização de atividades, é que a comissão técnica do Senafrut procura apresentar e discutir esses temas dentro da ótica de uma agricultura sustentável”, destacou Gilberto Nava, chefe da Estação Experimental da Epagri e integrante da comissão organizadora do evento.
Realizado alternadamente com o Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado, em Fraiburgo, a cada dois anos, o Senafrut está na agenda dos eventos que são referência em atualização técnica e negócios na área da fruticultura de clima temperado no Brasil. Ao longo das dez edições já realizadas, foram apresentadas mais de 15 palestras internacionais e 165 nacionais, totalizando mais de 5.700 participantes entre técnicos e fruticultores. “Nosso objetivo é propiciar uma atualização técnica imediata de conhecimentos recentemente desenvolvidos pela pesquisa agropecuária brasileira e mundial”, explicou Nava.
A fruticultura de clima temperado é uma atividade de grande importância para o Sul do Brasil, viabilizando um grande número de pequenas propriedades rurais. Somente na região de São Joaquim estima-se que atuam no setor mais de 200 engenheiros agrônomos e mais de 300 técnicos agrícolas. O número de fruticultores envolvidos é superior a 2.500, sendo que na maioria dos casos são pequenos produtores com área de plantio inferior a5,0 ha. “A manutenção da renda destas propriedades nesta atividade é dependente cada vez mais de tecnologias que busquem a redução de custos, aumento da produção e minimização dos impactos ambientais”, afirmou Gilberto Nava.
O 11º Senafrut é promovido pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), ASSEA (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense), Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim e Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Prefeitura de São Joaquim, AMAP (Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina) e ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã).
Serviço:
O que: 11º Senafrut – Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado
Quando: 03 a 05 de junho
Onde: Parque Nacional da Maçã – São Joaquim – SC
Contato/Informações: senafrut@epagri.sc.gov.br – (49) 3233-8448
Programação
03/06 – Terça-feira
8:30 h – Inscrições
10:00 h – Solenidade de abertura
11: 00 h – Perspectiva da cadeia produtiva da macieira no Brasil e no mundo (Pierre Nicolas Pérès – ABPM -Associação Brasileira dos Produtores de Maçã, Fraiburgo)
12:00 Almoço
12:45 – 14:00 h – Apresentação de pôsteres
BLOCO I – Adubação e Nutrição de Plantas
14:00 h – Viabilidade da Fertirrigação em pomares de macieira no Sul do Brasil (Gilmar Ribeiro Nachtigall -Embrapa/CNPUV – Vacaria)
14:45 h – Uso da Fertirrigação na produção de frutas de qualidade – (Gerry H. Neilsen – PARC – Agri-Food – Canadá)
16:00 h – Intervalo
BLOCO II – Mercado e Custos de Produção
16:45 h – Gestão econômica e financeira na produção de frutas de clima temperado (Joelsio José Lazzarotto – Embrapa/CNPUV – Bento Gonçalves)
17:30 h – O Futuro do Agribusiness no Brasil (Marcos Fava Neves – FEA/USP – Ribeirão Preto)
04/06 – Quarta-feira
BLOCO III – Fitossanidade
8:30 h -– Controle biológico e a técnica do inseto estéril como alternativas de supressão populacional da mosca das frutas (Pablo Montoya – Programa Moscafrut SAGARPA-IICA – México)
9:30 h – Situação atual e perspectivas no controle da sarna da macieira no Brasil (José Itamar Boneti – FITO Desenvolvimento e Produção Ltda – São Joaquim)
09:45 – Intervalo
10:45 h – Manejo da atividade e resistência de fungicidas utilizados em fruteiras de clima temperado (Wayne Wilcox – Universidade de Cornel – Geneva – USA)
12.00 Almoço
12:45 – 14:00 h – Apresentação de pôsteres
14:00 h – Agroalertas-Maçã: sistema de monitoramento e difusão de avisos e alertas agrometeorológicos para a cultura da macieira (Yoshinori Katsurayama – FITO Desenvolvimento e Produção Ltda, São Joaquim)
14:45 h – Manejo das doenças da videira nos Estados Unidos (Wayne Wilcox – Universidade de Cornel – Geneva – USA).
15:45 – Intervalo
BLOCO IV – Pós-Colheita e Polinização
16:45 h – Problemas das tecnologias atuais e desafios para obtenção de novas tecnologias para a conservação de maçãs no mundo (Carolina Torres DelcampoUniversidade de Talca – Chile)
17:45 h – Parâmetros técnicos para uma eficiente polinização dirigida em frutíferas de clima temperado (Afonso Inácio Orth – UFSC – Florianópolis )
18:30 h – Polinização em pomares de macieiras: nova metodologia para o aumento da frutificação com o manejo correto de colmeias (James Arruda Salomé – UFSC, Florianópolis)
20:30 h – Coquetel
05/06 – Quinta-feira
BLOCO V – Manejo de plantas e Mecanização
8:30 h – Manejo da macieira em sistemas de alta densidade de plantio com porta-enxertos vigorosos (José Masanori Katsurayama – Epagri – Estação Experimental de São Joaquim)
9:15 h – Uso da mecanização em pomares (Marco Bietresato – Universidade de Bolzano – Itália)
10.15 h – Intervalo
11:15 h – Adaptação do sistema produtivo – o pomar do futuro (José Luis Petri – Epagri – Estação Experimental de Caçador)
12:00 h – Encerramento
Mini Curso: Elaboração de vinhos de qualidade na pequena propriedade
Quinta-feira – 05 de junho (14:00 às 18:00 h)
Responsável: João Felippeto – Epagri / Estação Experimental de São Joaquim
(30 vagas – carga horária: 4 horas)
{article Nina Velho – SDR São Joaquim}{text}{/article}