Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselho da Comunidade reuniu-se...

Conselho da Comunidade reuniu-se para discutir implantação de penitenciária regional do Alto Vale do Itajaí, em Rio do Sul

 O Conselho da Comunidade de Rio do Sul, órgão da Execução Penal, presidido por Jane Koninck, reuniu-se nesta quinta-feira, 14, na sede da ADR de Rio do Sul, para discutir aspectos relativos à implantação de penitenciária regional em Serra Canoas. Foram apreciadas normas de segurança e leis ambientais, o trabalho de agentes penitenciários, o modelo laboral a ser adotado, os serviços que a comunidade do entorno poderia prestar à unidade, o cronograma de implantação, o local da construção e a importância e mesmo a necessidade de ter-se na região a penitenciária para a reclusão de apenados, que hoje estão junto aos detentos no Presídio Regional em Serra Canoas, em Rio do Sul.

Os conselheiros concordam quanto a necessidade da penitenciária por diversas razões, entre elas a de que o atual presídio está superlotado. A penitenciária conteria apenados perigosos, tais como homicidas e outros elementos de maior periculosidade para a sociedade, que hoje convivem no presídio com quem teve penas brandas por crimes menores.

Os conselheiros reconhecem que, em alguns estratos sociais, há resistência à ideia de implantar a penitenciária regional em Rio do Sul. Mas acreditam que, aos poucos, a sociedade saberá que é só em penitenciárias laborais que o presidiário terá chances de se recuperar plenamente para a vida de retorno à sociedade. A atuação do conselho no sentido de sensibilizar a sociedade para a importância de construir a penitenciária regional foi reforçada na reunião.

Conforme o secretário executivo da Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, a penitenciária significa mais uma ferramenta de Segurança Pública para atender à demanda. “Estamos trabalhando junto ao Governo do Estado e ao próprio governador João Raimundo Colombo neste sentido. O governador sinalizou positivamente, desde que a penitenciária seja eleita uma prioridade para a região, o que poderá acontecer em próxima audiência pública em Rio do Sul”, disse. A penitenciária, que deverá ser construída em Serra Canoas, dará maior segurança à população do Alto Vale. Só presos condenados na região serão encaminhados para o local. Hoje, diferentemente, há presos de fora da região cumprindo pena no Presídio Regional de Rio do Sul. 

Perguntada sobre os custos da construção de penitenciária regional, a presidente Jane Koninck disse que a estrutura física será muito parecida com a de Blumenau, que custou R$ 30 milhões. Aliás, os conselheiros irão visitar a penitenciária em Blumenau nos próximos dias para ter uma ideia do que poderá vir a ser construído no Alto Vale do Itajaí.

Informações adicionais para a imprensa
Homero Buzzi
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / (47) 8855-3946 / (47) 9905-6336
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrriodosul