Nível de rios volta a baixar na região de Rio do Sul
A Defesa Civil orienta que, mesmo com o nível dos rios baixando, os moradores da região de Rio do Sul permaneçam nos abrigos. A situação ainda é considerada de emergência.
Em Trombudo Central, o nível do rio Trombudo continua baixando e marcou 1,66m de cheia na manhã desta segunda-feira, 19. De acordo com informações da prefeitura municipal, não há desabrigados. Os maiores estragos foram registrados em estradas das localidades de Fruteira, Pouso da Caixa e Ribeirão Quinze.
O regime de águas do Rio do Oeste é mais lento devido à vazão dificultada pelo nível do rio Itajaí do Sul, em Rio do Sul. Assim, o centro de Rio do Oeste continua alagado e 14 famílias estão abrigadas no salão da Igreja Católica. O nível do rio Itajaí do Oeste chegou a 8,28 metros, estabilizou à meia noite de sábado e nesta segunda-feira está com 8,08m. Houve deslizamento na SC-350. O pedido é de atenção redobrada para quem trafegar no local próximo à pedreira.
Em Laurentino, o rio estabilizou às 4h de domingo em 8,45m e baixou a 8,36 até 11 horas de hoje. Há 16 familias em abrigos no Ginásio Municipal, na Associação Oliveira e no salão Guarany.
Em Agronômica, nove famílias estão desabrigadas e outras 41 desalojadas. Estradas do interior do município também foram danificadas e também vão ocorrer prejuízos nas culturas de arroz e tabaco.
Em Agrolândia e Braço do Trombudo não há desabrigados. Em Rio do Sul o nível de segurança é de 9,50m e o boletim das 11h desta segunda-feira, 19, dava o nível do rio Itajaí-Açu em 7,20m. Cerca de 80 famílias estão desabrigadas nos bairros Progresso, Bela Aliança Taboão,Barragem e Santa Rita.
A Defesa Civil do Estado divulgou o boletim meteorológico com previsão de sol nesta segunda-feira, 19, com nuvens do Planalto ao Litoral e parcialmente nublado em outras regiões. Na terça-feira, 20, nova frente fria deverá chegar ao Estado provocando pancadas de chuva e temporais.
{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul – Assinatura}{text}{/article}