Xoklengs fecham acordo e recebem ítens para operação da Barragem Norte

Em visita à sede da SDR Rio do Sul na tarde desta sexta-feira, 16, a comissão indígena da Reserva Xokleng-Laklaño da Terra Indígena Ibirama – composta pelo cacique xókleng Setembrino Canlem, pelo secretário para Assuntos Indígenas do Município de José Boiteux, Brasílio Priprá, e pelo índio xókleng Vamblê Cuzugn, tratou com o secretário Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, e com o coordenador regional da Defesa Civil para o Alto Vale do Itajaí, Edilson da Fonseca, sobre o tratado costurado anteriormente pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hóbus.
Tal trato é feito para que o Governo do Estado possa operar a Barragem Norte, do Rio Hercílio, em José Boiteux, em caráter emergencial, devido situação de enchentes recorrentes em toda a região. Entre os ítens acordados estão a doação de 592 sacolões para alimentação dos indígenas nas aldeias de Figueira, Coqueiro, Palmeirinha, Barragem, Sede, Toldo, Pavão e Bugio, e um rolo de lona plástica de 600 metros quadrados – que foram entregues ao final do encontro.
Segundo as lideranças indígenas e o secretário regional, o acordo está sendo cumprido, e além dos sacolões e lona, haverá a necessidade de relocação de casas índias que estão sendo arruinadas por deslizamentos, para locais seguros, conforme o geomapeamento realizado pelo Governo do Estado na reserva. Para o cacique xokleng Setembrino o valor jurídico do recém tratado é indiscutível, e os ítens acordados são bons para ambas as partes. O secretário Ítalo, ao final, agradeceu a boa vontade do povo xókleng Laklaño e acrescentou ao trato a cessão de um barco a motor para a travessia dos índios na estrada de contorno da reserva, a montante da Barragem Norte, que está submersa devido à cheia, para maior comodidade dos indígenas enquanto perdurar a enchente.
{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul – Assinatura}{text}{/article}