Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Reforma de escola dá...

Reforma de escola dá mais conforto e segurança para alunos e para professores em Rio do Sul

A EEB Paulo Cordeiro, localizada no bairro Laranjeiras, em Rio do Sul, conta com 52 professores e  15 funcionários, que atendem em três turnos 948 alunos dos cursos Fundamental e Médio. Com apoio do Governo do Estado, por meio da Gerência de Educação e SDR Rio do Sul, a escola teve instalado telhado novo no ginásio de esportes, ao custo de R$ 87 mil. A obra foi executada pela Construtora Bartosky & Zukovsky, de Curitiba (PR). O material usado é de telhas de metalumínio zincado, em vãos de 9,80m, espaçamento de 5 metros, coifas e ferragens.

 

Com recursos da Associação de Pais e Professores (APP) a escola restaurou a parte externa de muro com a Rua XV de Novembro, e instalou nova placa de identificação do educandário. A diretora Viviane Knihs Brandt enaltece as ações em parceria com a Associação, presidida por Fabiani Miranda Janke. Foi também com a ajuda da APP e da comunidade escolar, que se realizou uma pastelada em 2014 para arrecadar fundos que foram aplicados em 24 câmeras de vigilância e monitoramento, ao custo de R$ 10,1 mil, instalado pela empresa Protel, garantindo maior segurança para alunos e a preservação do patrimônio público de modo a inibir a violência e evitando ações de vandalismo. Outras oito câmeras serão instaladas.

Em 2015 a pastelada foi realizada com sucesso e os recursos obtidos serão usados na construção de acesso secundário pela Ladeira Brasília, com o propósito de tirar de circulação os veículos  do pátio da escola. A Prefeitura Municipal de Rio do Sul fez a limpeza do terreno e das bocas de lôbo.

Com o cartão CPESC a escola tem autonomia em alguns gastos. Os recursos vem em duas parcelas anuais, uma em cada semestre, proporcionando maior autonomia à escola. No mês de março, com  a primeira parcela, a escola adquiriu parte do material elétrico para a instalação de 15 aparelhos de ar condicionado e a mão de obra foi custeada pela APP. Assim, quase todas as salas de aula tem ambiente climatizado, melhorando a disposição de alunos e professores durante os dias quentes de primavera e verão.

A direção da escola e todo corpo docente, com apoio da APP e da comunidade escolar, vem gerando o sentimento de que a escola pertence à comunidade. Desta forma escola e comunidade atuam na mesma direção, pela valorização do ensino na EEB Paulo Cordeiro.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul – Assinatura}{text}{/article}