Continua baixando o nível do rio Itajaí-Açú em Rio do Sul
Por precaução, em Rio do Sul, a Defesa Civil mantém o alerta para a cota de emergência e recomenda que as famílias que estão em abrigos, nas igrejas católica e evangélica de Bella Aliança e no Lions Club, no Progresso, permaneçam nos locais. Na manhã desta terça-feira, 13, continuavam abrigadas 39 famílias, totalizando 151 pessoas nos três abrigos abertos pela Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Rio do Sul.
Mesmo que a previsão de chuva para esta quarta-feira,14, não seja significativa, a orientação é para que as famílias permaneçam nos abrigos. O nível do rio Itajaí-Açú segue baixando e os modelos climáticos, embora indiquem chuva, até o momento não são preocupantes.
Às 13h, o nível do rio Itajai-Açú em Rio do Sul estava 6,52m acima do nível normal. Para quarta-feira, 14, há previsão de chuvas a partir do Oeste ao Litoral Sul. A grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte terão períodos com aberturas de sol e elevação da temperatura, com pancadas de chuva à tarde. Ainda há risco de temporal isolado, raios e granizo, com chegada de nova frente fria. O acumulado de chuva previsto para esses dias varia de 10 a 30 milímetros, com valores bem menores que aqueles registrados no fim de semana, permanecendo no Rio Grande do Sul a chuva mais intensa.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, recomenda aos motoristas que tenham cautela redobrada ao trafegar nas rodovias, pois há possibilidade de quedas de barreiras, e as chuvas abriram buracos na pista de rolagem, de modo que solicita aos condutores de veículos que dirijam na velocidade recomendada e não entrem na água, principalmente em cabeceiras de pontes e pontilhões.
{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul – Assinatura}{text}{/article}