Governador inaugura Central Regional de Emergências em Rio do Sul
Com as presenças de autoridades civis, militares e policiais, além de grande público e representantes da imprensa, o governador Raimundo Colombo inaugurou na tarde desta sexta-feira, 18, no 13º Batalhão da Polícia Militar, em Rio do Sul, a Central Regional de Emergências que atende ao Alto Vale do Itajaí.
>>> Mais imagens na galeria
Em sua fala, o governador disse que as Centrais de Emergência são passo importante para maior eficiência no atendimento à população, pois com as câmeras, há uma desburocratização dos processos judiciais. Referindo-se aos aspectos gerais, Raimundo Colombo disse ainda que devemos continuar lutando para fazer crescer nossa economia para manter o nível de emprego e ampliar as exportações, mantendo Santa Catarina como o melhor Estado da União.
O secretário da Segurança Pública, Cesar Grubba, fez questão de agradecer às parcerias com as prefeituras, através de contrapartidas financeiras e integração de esforços, e disse que Santa Catarina segue a tendência mundial de investir forte em tecnologia para redimensionar a infraestrutura com a utilização de redes multimídia, em fibra óptica e câmeras de alta definição, e tudo a um menor custo operacional.
Grubba disse que há no Estado 1.015 unidades de segurança, que já inaugurou 170 novas obras e tem 80 em andamento. Os centos integrados de videomonitoramento dão apoio ao policiamento, servem como preventivos de ilícitos, e facilitam a investigação. Na quinta-feira, 17, um cidadão que era réu, foi inocentado com imagens obtidas pelo sistema recém inaugurado em Laurentino.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Henrique Hemm, também enalteceu o trabalho dos seus comandados e as ações governamentais que culminaram com a inauguração de mais esta Central Regional de Emergências, que além do videomonitoramento faz o georeferenciasmento da frota. Hemm frisou que o Estado é o menos violento e aquele com maior resolução de crimes, e o videomonitoramento em tempo real ajuda os serviços de prevenção e de Segurança no Estado.
A Central Regional de Emergências de Rio do Sul atende pelo telefone número 190 aos 29 municípios da região do Alto Vale do Itajaí e é a 12ª CRE instalada no Estado. Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Lages, Chapecó e Herval D’Oeste já têm centrais que integram as suas respectivas regiões e os órgãos de segurança que prestam serviços de emergência.
O total de investimento no Estado é de R$ 744.873,44 de recursos da SSP, por meio do Programa Pacto da Segurança, e a contrapartida das prefeituras municipais. No Estado, em 2011 eram 396 câmeras em 12 municípios, e hoje são 2.713 câmeras de vigilância em 170 cidades catarinenses.
Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Email: informacao@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014