Conferência Regional do Idoso do Alto Vale do Itajaí votou prioridades
Na tarde desta terça-feira, 28, no Cedup, em Rio do Sul, foi realizada a Conferência Regional do Idoso para o Alto Vale do Itajaí, promovida pelas SDRs de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama, com apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). O evento teve participação de 230 representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais dos 28 municípios do Alto Vale. Foram elencadas as prioridades e eleitos os delegados para a Conferência Estadual a ser realizada de 1º a 2 de setembro vindouro, em Florianópolis.
Para a Assistente Social da Amavi, Denise Garcia Dolejal, coordenadora da conferência regional, o aumento da população idosa cria a necessidade de políticas de acesso a bens e serviços para melhoria na qualidade de vida dos idosos. Para os conferencistas, trata-se de uma tarefa coletiva da sociedade – idosos, jovens, adultos, organizações, gestores das políticas e conselheiros, para conquistar um envelhecimento digno para a população. Dolejal disse que a conferência dá oportunidade ao debate de idéias, de novas medidas de promoção e proteção social ao segmento.
Além disso, importa considerar que o envelhecimento tem múltiplas facetas sociais e econômico-culturais. Por esse motivo não pode ser analisado desvinculado da dinâmica social e são responsabilidade da sociedade catarinense, cabendo aos conselhos articular os diversos atores – a sociedade civil, os poderes Executivo, Legislativo, e Judiciário, todos com responsabilidades constitucionais estabelecidas para a garantia dos Direitos dos Idosos, que se consolida via conselhos, redes de serviços municipais e estadual de proteção e defesa de idosos.
O gerente de Desenvolvimento Social da SDR de Rio do Sul, Sinauri ‘Chico’ Xavier, informou que 56 delegados eleitos irão à Conferência Estadual cujo tema será ” Protagonismo e Empoderamento do Idoso por um Brasil de Todas as Idades”, quando representantes da sociedade civil e do Governo do Estado integrarão um colegiado para a consecução das metas e a deliberação das diretrizes de atuação das comissões.
No encontro em Rio do Sul foram tratados os quatro eixos temáticos: gestão, financiamento, participação e garantia de Direitos Humanos.
As prioridades escolhidas são as seguintes: Garantir atendimento aos idosos em Unidades Básicas de Saúde com equipes completas; organizar serviço de proteção social básica a domicílio e fortalecer os CRAS; implementar financiamentos na Assistência Social aos idosos; com entrega domiciliar de medicação continuada; dispor de educador físico em academias ao ar livre; fomentar reajuste de aposentadoria equivalente ao salário de ativos; garantir orçamento aos conselhos no PPA, LDO e LOA; garantir aposentadoria que supra as necessidades básicas; dotar orçamentos no PPA, LDO e LOA para fundos municipais de idosos; efetivar serviços de proteção social básica em domicílio; facilitar acesso à informação; criar projetos de incentivo à integração entre jovens e idosos; fomentar a busca de serviços e programas; realizar palestras com familiares de idosos sobre direitos e cuidados de idosos; garantir concessão do BPC para 60 anos com calculo de renda familiar de meio salário mínimo com pagamento de 13º salário; garantir que bancos e órgãos públicos ofereçam técnicos que auxiliem idosos no uso de novas tecnologias; realizar campanha de conscientização sobre direitos de idosos na mídia e escolas; garantir repasse contínuo das verbas de financiamento para manter serviços municipais; promover ações de fortalecimento dos conselhos de idosos que exercem papel deliberativo e de fiscalização e controle da política para idosos nos três níveis- municipal, estadual e da União.
Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Email: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone:(47) 3526-3014