Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Começa implantação da rede...

Começa implantação da rede de esgotamento em Rio do Sul

A principal obra de saneamento básico em Rio do Sul começa nesta segunda-feira, 18, quando a Itajuí, vencedora da licitação, inicia a construção da rede de esgoto de 58% das residências da Capital do Alto Vale do Itajaí. O trabalho começa na rua Leopoldo Ledra, no bairro Santana, e estenderá, em duas semanas, 3.902 metros de tubulação em 11 ruas.

Em três anos serão implantados 150.000 metros de rede coletora e 6.000 metros de emissários terrestres, 14 estações elevatórias e 11.500 ligações domiciliares. A primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto, tratará 135 litros por segundo. Os investimentos são de R$ 60,6 milhões do Governo do Estado, conveniado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do Governo Federal. A Casan dará uma contrapartida de 5% do valor da obra.

O prefeito rio-sulense Garibaldi Ayroso salienta que esta é uma das principais obras para o desenvolvimento, para a saúde e de cuidado com o meio ambiente de Rio do Sul. “Significa um avanço imenso para a cidade, que terá um encaminhamento correto do esgoto em grande escala”.

O engenheiro da Itajuí, Henrique Carvalho, diz que as escavações serão nas calçadas, reduzindo prejuízos na pavimentação, e que os danos serão consertados em até 15 dias úteis. “Temos que manter a condição de trânsito e  trabalharemos para que o mínimo de transtornos sejam causados”, ressaltou. Nos primeiros dias de atividade, a Itajuí atuará com 25 operários, mas nos próximos três anos, a equipe chegará a ter 150 pessoas em frentes simultâneas de trabalho. Já há um programa de visitação aos moradores, explicando o cronograma de obras para que não sejam pegos de surpresa.

Conforme afirma o secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, com a rede coletora e tratamento de esgoto, o municipio sede da SDR de Rio do Sul se tornará o 3º no Estado em cobertura de saneamento básico, o que deverá ampliar os índices de qualidade de vida e longevidade, que já é dos maiores do país, de 0,894.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul – Assinatura}{text} {readmore}{/article}