Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Professores discutem o Pacto...

Professores discutem o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Alto Vale do Itajaí

Gerentes Regionais de Educação, Coordenadores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM, professores e alunos, estiveram reunidos no Cedup de Rio do Sul nesta quinta-feira ,6, para promover a valorização da formação continuada de 131 professores que atuam no Ensino Médio nas SDRs de Rio do Sul e de Ibirama.

 

O evento contou com práticas de estudos dos cadernos de etapas do PNEM, seguido de apresentações, entre elas, a  da orientadora de estudos da 14ª Gered, professora Isolânia Wippel, da EEB Victor Meirelles, de Vitor Meireles. Ela falou de didática e da tematização da realidade para a socialização de alunos e professores. Foi seguida da professora Stéphanie Suchara, da EEB Expedicionário Mário Nardelli, de Rio do Oeste, que discorreu sobre a Prática Pedagógica de Formação do PNEM. O professor Leandro Pereira, da EEB Walmor Ribeiro, de Ibirama, fez uma explanação da visão do corpo docente frente a formação do PNEM. Também falaram os representantes de alunos, entre eles a aluna Letícia Valentini, do 2º ano do Ensino Médio da EEB Pedro Américo, der Agrolândia, e o aluno Thales Zaghini, do 2º ano do Ensino Médio da EEB João Bosco, de Apiúna.

Ao final o doutor Celso Carminatti, coordenador adjunto para o PNEM, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, afirmou que o PNEM é um pacto da União com os Estados no sentido de efetivar-se uma proposta de nova política de ensino no país, em conformidade  com a Lei de Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. Para implementá-lo estão sendo formados 800 mil professores em todo o Brasil. “O ensino precisa de perspectivas de continuidade para oportunizar a melhoria da Educação, pois a sociedade reivindica formação integral dos alunos frente à cultura de massa, e que, portanto, precisa-se repensar a escola, para que seja motivadora, com gestão democrática. Que consiga também, compartilhar o saber, descompartimentalizando ensinamentos”, completou.

O gerente regional de Educação da SDR de Rio do Sul, professor Osni Packer, encerrou  a reunião afirmando que nunca antes, em tempo algum, os professores tiveram tantas oportunidades de refletir sobre as suas ações docentes como formadores sócio-afetivos e intelectuais dos alunos que serão, forçosamente, os cidadãos do futuro, como agora neste encontro sobre o PNEM. Os grandes desafios do pacto são a universalização do atendimento dos 15 aos 17 anos até 2016, a ampliação da jornada para o Ensino Médio Integral, garantir a formação de professores, ampliar o Ensino Médio Diurno e adequá-lo à rede física escolar, além de ampliar a oferta de ensino profissionalizante.

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Email:imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014