Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Níveis dos rios começam...

Níveis dos rios começam a baixar no Alto Vale do Itajaí

niveis dos rios comecam a baixar no alto vale do itajai 20140630 1186749446

Aos poucos o nível do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, vai baixando. Na medição das 9h, ele era de 8,97 metros de cheia. Desde a última quarta-feira,choveu 153 mmna região e o rio Itajaí-Açu alcançou o pico de 9,42 metros às 10h de domingo. Já o rio Itajaí do Oeste, que alcançou o pico de 9,28 metros, estava em 9,07  metros às 9h desta segunda-feira, 30.

Com 19 bairros atingidos e mais de 500 pessoas desabrigadas, o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, decretou situação de emergência na tarde do último domingo, 29, quando o governador  Raimundo Colombo esteve na cidade, acompanhado do secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli para avaliar os estragos. Durante uma hora, ele conversou com prefeitos e líderes da região. Passaram também por Laurentino e Rio do Oeste. Colombo avaliou a situação.˜Viemos trazer nosso apoio total. Temos uma série de obras importantes contra as cheias, como a sobrelevação das barragens e o radar meteorológico. Mas nesse momento é importante trazer nosso apoio e recursos para proteger aqueles que foram atingidos”, ressaltou o governador.

 As cinco barragens de Ituporanga estão abertas e das sete de Taió, seis estão abertas e uma fechada, por decisão conjunta com a Defesa Civil do Estado, para garantir a vazão e o esvaziamento da barragem Sul, caso a instabilidade volte. A barragem Sul, em Ituporanga, está com 28,59m à montante e 1,50 m à jusante; e a barragem Oeste, em Taió, está com 20,20m à montante e 7,70m à jusante. O secretário regional, Ítalo Goral, orienta para que as pessoas fiquem nos abrigos até que a situação se normalize na região.

Em Rio do Sul, 132 famílias ou 504 pessoas estão em oito abrigos. A Secretaria de Estado de Defesa Civil encaminhou ao município 150 cestas básicas, três mil litros de água potável, 300 colchões, 600 kits de higiene pessoal e 150 kits de limpeza. Doações devem ser encaminhadas à Secretaria Assistência Social, na rua Rocha Pombo, 95, bairro Eugênio Schneider.

Os níveis dos rios tendem a estabilizar nas próximas horas. Em Rio do Oeste a leitura apontou 9,25 m às 11h e 9,03m às 12h. São 36 famílias desabrigadas, somando 118 pessoas em dois abrigos — Gabiroba e Morro da Igreja. Há 403 pessoas desalojadas que estão em casas de parentes, amigos ou vizinhos. O prefeito de Rio do Oeste, Humbertto Pessatti, solicitou a decretação de estado de emergência pela segunda vez em 21 dias.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul}{text}{/article}