Desafios e oportunidades do setor lácteo são debatidos em Quilombo
Durante a quarta-feira, 29, representantes de 19 municípios da região participaram do primeiro whorshop para debater os desafio e oportunidades setor lácteo para o Oeste de SC. Organizado pela Câmara Técnica do Agronegócio de Quilombo, objetivo foi fortalecer a cadeia produtiva da região, apresentando soluções para a melhor da qualidade genética e da produção.
Participando do painel sobre o cenário do setor lácteo, sua governança e sistemas de acompanhamento de desempenho, o secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, apresentou as políticas públicas do Governo do Estado, destacando que “a agricultura é o setor que mais dá retorno”. Também enfatizou a busca do conhecimento com as inovações diárias da tecnologia.
“O leite é a atividade que mais cresce em Santa Catarina no setor agropecuário, sendo muito importante no ponto de vista socioeconômico, porque é a atividade que tem o maior número de famílias envolvidas. É uma atividade que gera bastante renda em pequenas áreas e que da uma garantia de fluxo de caixa mensal. Somos muito otimistas no desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado, mas vai ter grandes mudanças nos próximos anos ”, resumiu Spies.
Santa Catarina se destaca como o quinto produtor nacional de leite, responsável por 7,9% da produção do país, tendo um de crescimento médio de 8,6% ao ano. São cerca de 80 mil famílias rurais envolvidas, principalmente por agricultores familiares. Em Quilombo, são mais de 1.300 famílias rurais atuando no setor, com uma média de produção de 60 mil/litros de leite dia.
Outra questão abordada por Spies foi em relação à pastagem produzida na propriedade. “O produtor que produzir mais pasto por hectare por ano, e de melhor qualidade, está mio caminho andado para ganhar mais dinheiro, porque depois a vaca converte isso em leite. Eu diria o seguinte, antes de ser um produtor de leite, o produtor deve ser um produtor de pasto”.
O secretário de desenvolvimento regional de Quilombo, Jaksom Castelli, também acompanhou a apresentação dos painéis do Whorshop. Parabenizou, durante a fala, a iniciativa dos organizadores e destacou a importância da permanência dos agricultores no campo. O gerente de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional, SDR, de Quilombo, Vilso Casagranda, também participou do evento.
{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}