GERED Palmitos realiza dia de Socialização dos trabalhos do PNAIC
Os 27 professores que participaram durante todo ano do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, um programa do Governo Federal em parceria com os Estados, promovido na região da 29º Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos pela Gerência Regional de Educação, tiveram espaço, na última terça-feira, 02, para o dia da 2º Socialização dos Trabalhos Desenvolvidos pelos Professores Alfabetizadores do PNAIC, no auditório da SDR.
O Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi criado em 2013 para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ou seja, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Para ter o programa em atuação na escola, os professores participaram de um curso que foi ministrado em dois pólos: em São Carlos, pela orientadora Cleonice B. Z. Dall Gnoll, da qual participaram 4 escolas, e em Palmitos por Marlei Datsch, com participação de outras 7 escolas.
A integradora de educação fundamental, Franciele Lazzari, acredita que é muito importante para o projeto ter um dia de socialização. “Assim podemos visualizar os trabalhos que realmente estão sendo feitos nas salas de aula, também podemos perceber qual a diferença que o curso faz no trabalho dos professores”. Ressaltou ainda que os trabalhos apresentados na terça representavam itens que se destacaram em uma sequência didática que foi dada em sala de aula.
O gerente regional de educação, Agostinho Nos, acompanhou o evento e avaliou os trabalhos realizados no programa. “Temos que valorizar essas atividades que foram muito bem desenvolvidas. Esse ano foi bastante atípico: tivemos Copa do Mundo, eleições, além outros eventos que poderiam ter interferido no andamento das nossas ações, mas felizmente podemos comemorar porque não foi isso que ocorreu, e nosso ano está encerrando com uma avaliação muito positiva”.
Franciele Lazzari salientou o valor que esse programa tem na carreira escolar dos alunos. “Quando a criança se alfabetiza na idade certa, com certeza o seu desempenho como aluno nas próximas etapas da vida escolar será muito mais significativo”. Também valorizou as escolas que participaram do pacto. “É muito importante as escolas aderirem ao programa, pois quanto mais participantes, mais conseguiremos melhorar a qualidade do nosso ensino”.
{article Tiago Spezzatto – SDR Palmitos}{text}{/article}