SDR de Palmitos realiza capacitação do Cadastro Ambiental Rural
A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos por meio da gerência de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura e a Epagri promoveram nesta terça-feira, 15, e quarta-feira, 16, uma capacitação prática para que os municípios possam fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Cerca de 40 profissionais dos municípios de Águas de Chapecó, Caibi, Riqueza e Palmitos, Cunha Porã, São Carlos, Cunhataí e Mondaí, participaram da reunião técnica que foi realizada no auditório da prefeitura de Palmitos, ministrada por Celso Luiz Bach e Sidinei Egon Simon, ambos da Epagri.
O objetivo do CAR é integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de reserva legal, florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e aquelas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. A previsão é que mais de 300 mil propriedades sejam cadastradas em Santa Catarina.
“O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além, de fomentar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental”, destacou o gerente de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura, Claudecir Camargo.
Pelos dispositivos do novo Código Florestal, em dois anos todos os produtores rurais brasileiros são obrigados a ser incluídos no CAR. O prazo para declaração termina no dia 6 de maio de 2015. Os agricultores poderão procurar sindicatos, cooperativas e secretarias municipais de Agricultura com CPF e identidade dos titulares e cônjuges, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e escritura ou certidão atualizada dos proprietários dos imóveis rurais.
{article Talita Ruber – SDR Palmitos}{text}{/article}