Escolas da ADR Maravilha se classificam para Estadual do Festival Dança Catarina
As escolas pertencentes à Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha foram destaque do Festival Escolar Dança Catarina primeira etapa microrregional realizada em Guaraciaba nos dias 1º e 2 de setembro. Com participação de 8 escolas a ADR Maravilha garantiu classificação em 3 categorias.
As apresentações contaram com a participação de mais de 460 estudantes de 24 instituições de ensino das Agências de Desenvolvimento Regional de Maravilha, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira e Itapiranga. A ADR Maravilha foi representada pelas escolas: EEB Prof. Sílvio Romero de Bom Jesus do Oeste; EEB Prof. Manuel de Freitas Trancoso e EEF Linha Biguá de Iraceminha; EEB Santa Terezinha de Maravilha; EEB Dom Helder Câmara de Modelo; EEB José Marcolino Eckert de Pinhalzinho e EEB Rodrigues Alves de Saudades que fizeram belas apresentações.
No primeiro dia do evento os grupos concorreram na modalidade Livre da categoria mirim, além das Danças Populares e Folclóricas e Danças de Salão, na categoria infantil. A EEB. José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, garantiu na categoria infantil, modalidade de Dança Popular e Folclórica o primeiro lugar com a coreografia “Tarantela”. Já na Danças de Salão, venceu o casal Alana Rodrigues e Junior Michelin, da EEB. Dom Helder Câmara, de Modelo.
Já no segundo dia as equipes disputaram o título da modalidade livre da categoria infantil onde os alunos-bailarinos da EEB. José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, garantiram o primeiro lugar com a coreografia “Ritual”, de Udiane Thomae. A segunda colocada foi a EEB Rodrigues Alves, de Saudades, com a coreografia “Cats”, uma releitura de Adriana Mohr, baseada no musical composto por Andrew Lloyd Webber.
O integrador esportivo da ADR Maravilha Leandro Giacomolli comentou as alterações da formatação do Festival onde até o ano passado eram realizados 40 eventos, distribuídos em 36 microrregionais na primeira etapa, e quatro regionais, na segunda. Para este ano, o festival passou a ser dividido em 12 sedes microrregionais e uma estadual, envolvendo as 35 ADRs.
Sobre as classificações Giacomolli lembra que o primeiro e segundo colocados na categoria infantil nas modalidades Dança Livre e Dança Popular e Folclórica se classificam para o Estadual e após a realização das 12 etapas microrregionais será possível conhecer quais serão as quatro escolas com melhores notas e que estejam abaixo dos dois primeiros lugares que também garantirão a vaga na etapa Estadual em Itá de 25 a 27 de novembro.
“Temos que ressaltar a boa participação das nossas escolas no evento. A cada ano observamos um crescimento dos alunos na apresentação das coreografias e também na parte técnica com o desenvolvimento de coreografias diferenciadas pelos professores. Também percebemos que os professores coreógrafos estão em constante busca de conhecimento para aprimorar ainda mais seu trabalho”, destaca Giacomolli.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Mapi Cravo, o Dança Catarina ganhou nova perspectiva a partir da inclusão da dança como disciplina escolar. “Santa Catarina está à frente, por ter um projeto inovador, que abrange as periferias, oportunizando às crianças e jovens um espaço para o exercício da cidadania e desenvolvimento na dança”, concluiu.
O evento é uma promoção do Governo do Estado, realizado pela Fesporte, em parceria com as ADRs e prefeituras.
Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha