Pinhalzinho sediou reunião sobre estruturação da rota do leite catarinense
Durante esta segunda-feira, 29, e terça-feira, 30, representantes do Governo do Estado, do Ministério da Integração Nacional e do setor lácteo participaram de reunião que abordou a Rota de Integração do Leite e realizaram visitas técnicas no município de Pinhalzinho. O objetivo do encontro, organizado pelo Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira de SC, foi estruturar a Rota da Integração do Leite em Santa Catarina.
Foram abordadotemas relacionados à cadeia produtiva do leite na região da faixa de fronteira, como governança da atividade econômica, arranjo produtivo local e identificação de polos de produção do leite no estado.
A primeira palestra foi proferida pelo representante da Coordenação Geral de Programas Sub-regionais do Ministério da Integração José Joaquim Carneiro Filho que abordou O Programa Rotas da Integração Nacional e a Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite na Região Oeste de SC. De acordo com ele diversos critérios para a implantação de setores para a estruturação de rotas precisam ser seguidos como o potencial de inclusão produtiva, vinculação a agricultura familiar, potencial de aprofundamento tecnológico do setor e encadeamento dos elos produtivos intra e inter regionais.
“Após essas análises inicia o fluxo operacional onde em um primeiro momento se define o setor, como no caso da região o lácteo, passa para a definição dos pólos de integração e a formação de comitês gestores para definir os planos de desenvolvimento e a estruturação da cadeia produtiva”, expõe.
Foi apresentado pelo vice-presidente do CONSELEITE/SC Adelar Zimmer a governança da cadeia produtiva do leite no Estado destacando como se organiza a questão produtiva do leite na região, tanto por parte do produtor quanto das indústrias. Zimmer destacou ainda a evolução na produção leiteira que houve em toda região Oeste.
Ainda foi apresentado aos participantes os Aspectos da Cadeia Produtiva do Leite na Região Oeste de SC: Representatividade regional e Perspectivas de crescimento do setor com o Gerente Regional da Epagri Jonas Marcelo Ramon. De acordo com Ramon, a região Oeste é composta por pequenas propriedades rurais que possuem animais com boa genética e uma grande possibilidade de ampliação de sua produção. “Toda região evoluiu muito nessa questão do leite, temos pastagens melhoradas e a pesquisa auxiliou muito nesse setor. Entre os principais pontos que devemos focar está o aumento da produção com diminuição dos custos para que a rentabilidade do produtor cresça.”
A coordenadora do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APLs) professora da Udesc Marzely Gorges Farias abordou a “Caracterização do APL da bacia leiteira na região da faixa de fronteira de SC”. De acordo com ela para participar do projeto de inclusão produtiva do programa Rotas de Integração Nacional, Santa Catarina através do Governo do Estado e entidades parceiras desenvolveu um projeto atendendo o requisito da caracterização do APL da Bacia Leiteira da região Oeste catarinense, demonstrando a representatividade e a identidade para a região e o potencial de inovação e inclusão produtiva.
“Com a realização de estudos e análises conseguimos viabilizar a aprovação pelo Ministério da Integração do projeto do Núcleo de Tecnologia e Inovação do Leite no valor de R$ 15 milhões, um projeto resultado de muito esforço de todas as instituições da região que fazem parte do Núcleo da Faixa de Fronteira. Esse Núcleo de Tecnologia e Inovação do Leite terá três laboratórios sendo um para análise e qualidade do leite, que vai ajudar na gestão da propriedade rural e também na certificação do produto; o laboratório de Pesquisa e Inovação que vai colocar a região oeste entre as principais inovadoras e pesquisadoras do mundo e a Indústria de Lácteos que será uma unidade escola para os acadêmicos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Zootecnia além dos produtores rurais em parceria com as cooperativas”
Os presentes conheceram ainda o encadeamento produtivo Aurora-Sebrae-Leite com o coordenador Regional do Sebrae/SC Enio Alberto Parmeggianni e o gerente de Política Leiteira da Cooperativa Aurora Alimentos S.A. Silvino Giesel.
Na terça-feira foram feitas visitas técnicas às empresas, cooperativas e entidades representativas do setor lácteo na região além de visita a propriedades rurais. Acompanharam a agenda o secretário executivo da ADR Maravilha Valci Dal Maso; o diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Estado de Planejamento Norton Boppré e equipe; professores da Udesc; representantes do Ministério da Integração Nacional, por meio Secretaria de Desenvolvimento Regional e da Coordenação Geral de Programas Sub-regionais, das secretarias do Estado do Planejamento e Sebrae/SC.
Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740