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Etapa presencial da formação continuada para 2º professor se encerra na Gered de Maravilha

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Nesta segunda-feira, 4, encerrou-se a etapa presencial do Curso de Formação Continuada: O papel do Educador, enquanto 2º professor, no fazer pedagógico inclusivo. A formação teve como objetivo aprofundar teórica e metodologicamente a especificidade do atendimento ao educando com necessidades especiais, tendo como princípio a sua inclusão no contexto escolar.

A capacitação foi destinada a professores que atuam como 2º professor da rede estadual das unidades escolares pertencentes à ADR/Gered/Maravilha e para ATP/Especialista ou assessor ou servidor que orienta o pedagógico do 2º professor na unidade escolar. A formação possui carga horária de 24 horas, sendo concluída agora as 16 horas presenciais sendo que os cursistas terão ainda 8 horas à distância na unidade escolar de origem e com a equipe da Gered.

Nesta etapa final, a docente Claudia Simone Fantin, integradora de educação Especial e Diversidade na ADR de Chapecó, abordou o seguinte conteúdo programático: Caracterizando o público alvo da educação especial; As adequações curriculares necessárias para uma inclusão de fato e Elaboração do relatório pedagógico do seu aluno, onde os cursistas aprenderam a elaborar o relatório pedagógico do aluno com necessidades especiais, como forma de melhor compreender suas necessidades individuais e obter um fazer pedagógico satisfatório.

Durante o curso, foram socializadas ainda intervenções realizadas com alunos com deficiência e disponibilizadas oficinas orientadas pelas professoras Andrea Carvalho, Eva Rejane da Silva, Marineuza Savaris e Aliane Padilha dos Santos Ristow, com produções de materiais pedagógicos pelas cursistas para intervenções com seus alunos.

A formação foi acompanhada pela integradora de Ensino Fundamental da ADR Maravilha, Lurdes Devenci Vendrame, e pelo integrador de Ensino Médio e Profissional Carli Michels. Segundo eles, através desta capacitação foi possível oportunizar aos educadores que atuam como 2º professores um melhor conhecimento dos educandos com necessidades especiais em suas especificidades no processo de ensino aprendizagem.

“Para a adequada estruturação do atendimento a estes educandos, faz-se necessário criar espaços de discussão permanente que garantam o acesso e permanência com qualidade aos educandos com diagnóstico de necessidades especiais na rede regular de ensino. Através deste projeto de formação continuada, pretende-se abordar os fundamentos teóricos e metodológicos que deverão garantir-lhes uma prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva”.

Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha

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