15º Olesc: Atleta maravilhense conduziu o Fogo simbólico usando camiseta da campanha contra as drogas
Competindo há apenas um ano a paratleta maravilhense Daniela Maria Ferraz, de 15 anos tem um currículo esportivo de destaque. Durante a abertura oficial da etapa Regional dos 15º Jogos da Juventude Catarinense – Olesc, Daniela conduziu o Fogo simbólico representando todos os atletas da competição.
A atleta usava a camiseta da campanha “Drogas. Não dá mais pra aceitar” que é uma iniciativa do Governo do Estado por meio de um conjunto de ações multissetoriais para sensibilizar a sociedade para a repercussão que o uso de drogas causa não apenas na vida do usuário, mas em todo o núcleo social em que ele está inserido. O objetivo principal desta campanha é fortalecer a prevenção e o enfrentamento às drogas.
Daniela e o técnico Douglas Lago comentam que o uso de drogas prejudica o jovem como atleta e também como pessoa na sociedade. “Como professor procuro passar informações às crianças para que eles nem experimentem, pois dando um passo para usar acaba levando para um buraco sem fundo. Hoje no esporte a criança dificilmente cai nessa armadilha. E com orientação do professor e da família não vai procurar essa dependência.” Lago frisa que o direcionamento e elo familiar e escolar são fundamentais para que o jovem não entre nesse caminho.
Como atleta do paradesporto Daniela sabe da importância do esporte na vida dos jovens e concorda que drogas e esporte não combinam. “Com o esporte nunca tive contato com as drogas e sei que isso é fundamental para minha carreira na modalidade. O esporte mudou muito minha vida tive que ultrapassar barreiras para chegar onde estou. Procuro focar no esporte, pois sei o quanto isso foi importante para meu crescimento. Tenho certeza também que o esporte pode mudar a vida das pessoas inclusive de usuários de drogas que podem ter no esporte um novo motivo para viver.”
A jovem atleta compete na modalidade do atletismo, mas especificamente nas provas de velocidade na categoria t38 que é destinado aos paralisados cerebrais leves. É campeã do Open Internacional de atletismo; campeã do campeonato paranaense de clubes 2015 e recordista da competição nas provas de 200 e 400 metros rasos. Daniela é atualmente a 3ª atleta mais rápida do Brasil e está convocada, junto com seu professor Douglas Lago, para seleção catarinense paraolímpica para a disputa da paraolimpíada escolar 2015 que será em Natal/RN no mês de novembro.
Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha