Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada na SDR Maravilha
Com o tema central “Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos”, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha realizou, nesta quarta-feira, 22, a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Maravilha reuniu os municípios de Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Modelo, Romelândia, Saltinho, Saudades, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Serra Alta, Sul Brasil e Tigrinhos.
O gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da Secretaria Regional Maravilha Elisandro Schlindwein destacou que a Conferência teve o objetivo de discutir estratégias e soluções para as barreiras que dificultam a inclusão da pessoa com deficiência nos municípios, no estado e no Brasil. “O desafio de hoje será ir além de propor políticas públicas, mas lançar estratégias efetivas de implantação de ações que promovam a inclusão da pessoa com deficiência”, completa.
Para o secretário regional de Maravilha Valci Dal Maso a participação dos municípios tem grande importância já que é mais uma oportunidade de levantar as propostas de melhorias para essa camada da população. “Com a conferência buscamos debater a política da pessoa com deficiência atrás de uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quando no diálogo com outras temáticas buscando melhorias em vários setores”, conclui.
Durante a conferência também foi realizada a eleição dos delegados que representarão seus municípios na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que será realizada em Florianópolis no mês de novembro.
A palestra
Os presentes puderam acompanhar a palestra magna “Os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos” que foi ministrada pela fisioterapeuta da Secretaria de Estado da Saúde à serviço da Assembleia Legislativa; especialista em Biomecânica do Aparelho Locomotor e mestre em Ciências, Elisangela Weigel Schappo.
De acordo com ela, muitas pessoas com deficiência no mundo ainda recebem tratamento quase similar ao dispensado na Idade Antiga e Média como o extermínio, abandono, segregação, sentimentos de repulsa, escárnio e piedade. “Uma realidade que revela poucas políticas e atitudes de combate à discriminação não poderia, de fato, resultar em uma sociedade inclusiva, mas em atos de exploração, violência e abuso. A invisibilidade também reflete as estatísticas, são raros no Brasil dados oficiais sobre violência contra pessoas com deficiência, o que nos impede de conhecer sua real dimensão”, comenta.
Para finalizar a palestra a palestrante destacou que toda pessoa tem direitos inerentes à sua natureza humana, sendo respeitada sua dignidade e garantida a oportunidade de desenvolver seu potencial de forma livre, autônoma e plena.
Em seguida foi realizado debate e discutidos os seguintes eixos: Eixo I – “Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional”; Eixo II – “Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social”; e Eixo III – “A interação entre os poderes e os entes federados” que foram balizadores na criação de propostas para a etapa estadual.
Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha