Escolas da SDR Maravilha participam de encontro com troca de informações e experiências sobre o Projeto Lego
A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha promoveu na EEB Professor Manuel de Freitas Trancoso de Iraceminha um encontro para troca de informações sobre o Projeto de Educação Tecnológica Lego Educacional. O grupo teve uma explanação teórica da história do Lego e depois todas as escolas presentes puderam expor suas vivências referentes ao projeto.
A Regional de Maravilha possui nove escolas que desenvolvem o projeto Lego, a EEB Professor Manuel de Freitas Trancoso de Iraceminha; EEB Profº Hermínio Heusi da Silva de Romelândia; EEB Emília Boos Laus Schmidt de Saltinho; EEB Rodrigues Alves de Saudades; EEB José Marcolino Eckert de Pinhalzinho; EEB Santa Terezinha, EEB Nossa Senhora da Salete, EEB João XXIII e EEF Juscelino Kubitschek de Oliveira de Maravilha.
De acordo com a integradora de ensino fundamental Lurdes Devenci Vendrame a utilização do Projeto Lego Educacional promove entre professor mediador e aluno uma relação de aprendizagem lúdica que visa estimular o aprender brincando, na sala de aula. “Na prática, as maletas do Lego com as peças de encaixar e revistas são utilizadas para estimular habilidades e competências como criatividade, concentração, atenção, raciocínio, trabalho em equipe, organização, lógica, experimentação e empreendedorismo”, explica a integradora.
A gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath, que acompanhou a visita, destaca que o Projeto Lego contribui, significativamente, para o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas, ampliando referenciais teóricos e práticos que permitam repensar e reconstruir a ação pedagógica. “O valor educativo do Lego Educacional não se esgota na construção de modelos, pois, ao projetar, construir, programar e operar protótipos tecnológicos, o educando se apropria de muitos conceitos científicos e adquire conceitos para elaborar pesquisas e aplicá-las nas diferentes áreas do conhecimento.”
A EEB Professor Manuel de Freitas Trancoso desenvolve as atividades do projeto desde o inicio do ano letivo com alunos de 1º ao 5º anos coordenado pela professora de Arte Juliéti Fink, 6º ao 9º anos pela professora de Ciências Aidimara San Vito Nicola e Ensino Médio Inovador pela professora de Física Márcia de Marco Pasqualotto.
Acompanharam a visita representantes das escolas da Regional de Maravilha; a gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath; a Integradora de Ensino Fundamental Lurdes Devenci Vendrame; a assistente técnica pedagógica – NTE Marilene Corogodsky e a supervisora de Apoio ao Estudante Veroni Neu Carraro.
Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrmaravilha