Formação do PNEM é realizada na SDR Maravilha

Os orientadores de estudos de cada Unidade Escolar do Ensino Médio pertencentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha participaram, nesta quinta-feira, 19, da 2º etapa de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) 2014. Participaram ainda da formação o Supervisor de Educação Básica e Profissional Almir Da Rosa e a Gerente de Educação Zenaide Borre Kunrath.
De acordo com a formadora Regional Márcia Spanhol a Formação Continuada do PNEM 2º etapa se encerra em maio de 2015. “Os orientadores de estudos recebem as orientações na Regional e depois cada orientador repassa a informação nas Unidades Escolares com o grupo de professores”, explicou.
O SISMÉDIO é uma das ações do pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio e Profissional público, fazendo com que os conhecimentos e organização didático-pedagógica do trabalho a ser desenvolvido no âmbito escolar sejam compartilhadas entre os professores participantes do curso.
Durante o dia foi realizado Estudo e Orientação curricular dos dois cadernos do PNEM da 2º etapa: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio,Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com leituras, estudo e discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Proposta Curricular de Santa Catarina e legislação (leis, pareceres, portarias e outros).
“Para a formação humana integral do nosso educando precisamos discutir os métodos envolvendo a Pesquisa-Trabalho-Ciência-Cultura; bem como emancipação humana e política e não neutralidade de currículos com isso discutindo a Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e as áreas do conhecimento”, conclui Márcia.
De acordo com a gerente de Educação a realização de formações para os professores tem grande relevância para discussões e enriquecimento, proporcionando assim espaços para troca de experiências que são essenciais para difundir o conhecimento. “Entendemos que o planejamento pedagógico na área passará pela relação entre a escolha da abordagem pedagógico-curricular, aliada à seleção de conhecimentos significativos que possibilitem o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, que resultem na ampliação da leitura de mundo do educando e professores do Ensino Médio”, finaliza Zenaide.
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Carla Trentin
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