Novo quartel do Corpo de Bombeiros de Maravilha foi tema de reunião
O comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militares, tenente João Emiliano de Moura Silva Miranda esteve reunido, na última sexta-feira, 24, com o secretário Regional, Valci Dal Maso; o deputado federal Celso Maldaner e o secretário de Saúde de Maravilha, Jonas Dall’Agnol, para apresentar o projeto da nova sede do Corpo de Bombeiros do município de Maravilha.
O comandante destaca que o principal objetivo com a construção da nova sede da corporação é fornecer à comunidade atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário de Maravilha uma melhor estrutura, com uma resposta rápida em caso de acidentes ou incêndios. “A sede atual do quartel encontra-se mal localizada o que dificulta e prolonga o tempo-resposta de atendimento das emergências, principalmente, nos casos mais graves onde há necessidade de atendimentos de ocorrências na BR 282. Diante disso verificou-se a necessidade da construção de uma nova sede do quartel que ficará mais próxima da BR 282, da área industrial e do centro da cidade e terá uma estrutura que comportará o Corpo de Bombeiros, o SAMU e Defesa Civil Municipal”, explica o tenente Moura.
O Corpo de Bombeiros de Maravilha atende seis municípios, Maravilha, Iraceminha, Flor do Sertão, Santa Terezinha do Progresso, Tigrinhos e São Miguel da Boa Vista com uma população de aproximadamente 39 mil habitantes. Possui em seu quadro 14 Bombeiros Militares, 6 Bombeiros Civis Profissionais, 4 funcionários administrativos e 35 Bombeiros Comunitários, que realizam atividade voluntária. Atualmente, conta com 2 viaturas de Combate a Incêndios, 2 Ambulâncias para atendimento pré hospitalar, 1 viatura de resgate e salvamento, 3 viaturas administrativas e 2 embarcações.
“O quartel ainda conta com uma equipe do SAMU e a Defesa Civil Municipal, grande aliados no atendimento das diversas emergências. Apesar dessa crescente estruturação, que acompanha a corporação desde a sua fundação na cidade no ano de 1996, atualmente a sede do quartel do Corpo de Bombeiros de Maravilha necessita de grande mudança e os custos para uma reforma são elevados”, completa.
O investimento para construir a nova sede, com área de 1.600 m², é estimado em cerca de R$ 1,2 milhão. A corporação já dispõe de parte do valor e a prefeitura de Maravilha providenciará a documentação e preparação do terreno de cerca de 1,8 mil metros quadrados que fica na Avenida Alexandre Kasper, no Loteamento Universitário.
“Com este novo espaço, todos os municípios atendidos pela corporação ganharão. A resposta à população será muito mais rápida já que o local é de fácil acesso e a nova sede atenderá às necessidades específicas do Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos”, explica o secretário Regional.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532