SDR Maravilha recebe uma nova estação agrometeorológica
Os municípios pertencentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha passarão a contar com uma estação automática telemétrica agrometeorológica. Na terça-feira, 7, a equipe do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM) realizou uma visita técnica onde definiu a instalação do equipamento no mesmo terreno onde está localizada a Regional de Maravilha.
>>> Fotos para download na galeria
A instalação da estação agrometeorológica foi realizada em parceria com a prefeitura de Maravilha que fez a preparação do terreno para que os técnicos em meteorologia Paulo Roberto Bezerra e Rafael Araújo da Epagri/Ciram concluíssem, nesta quarta-feira, 8, os trabalhos.
“Ter um equipamento como este, instalado em nossa Regional, terá grande importância para todos os municípios. Em breve o equipamento passará a monitorar o clima da região, transmitindo dados climáticos para o banco de dados da EPAGRI/CIRAM trazendo inúmeros benefícios em diversos setores”, afirma o secretário Regional Valci Dal Maso.
O gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR Maravilha, Genuir Bassani destaca que este é um instrumento de apoio à agricultura para que o agricultor possa programar sua produção. “É uma ferramenta de trabalho que facilitará as atividades do setor agrícola que é muito forte nos nossos municípios”, finaliza.
O Gerente do CIRAM, Edson Silva, relatou os pontos principais da nova estação. “A estação meteorológica tem a finalidade de gerar dados úteis como temperatura, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica entre outros. Esses dados são disponibilizados ao público, com o acesso podendo ser feito através do site da EPAGRI/CIRAM pelo serviço Monitoramento on-line, sendo possível consultar, por exemplo, a evolução diária da temperatura, bem como a precipitação acumulada”, explica.
De acordo com Silva o governo do Estado tem um projeto de monitoramento ambiental que objetiva a construção de uma rede estadual de informação, que vai auxiliar na agricultura, defesa civil, e em muitos outros setores. “A estação vai contribuir para a agricultura com a emissão de laudos para ocorrências de eventos extremos, subsidiar projetos do PRONAF e auxiliar na tomada de decisão da Defesa Civil, entre outros”.
Acompanharam a visita o diretor geral da SDR Darci Pedro Thome; o gerente de Infraestrutura Paulo Parzzianello; a consultora Jurídica Rosi Carletto Zanella e o técnico da EPAGRI/CIRAM Roberto Carlos Silveira.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail:imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532