Municípios da SDR Maravilha participam de oficina sobre Diagnóstico dos Serviços de Saúde
Na tarde desta quarta-feira, 30, os municípios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha participaram de uma oficina sobre o Diagnóstico dos Serviços de Saúde no auditório da AMERIOS em Maravilha. A oficina teve como objetivo orientar o preenchimento das tabelas para realização do diagnóstico dos serviços de saúde da 16ª região de saúde, a região do Extremo Oeste.
A gerente de Saúde, Zenaide Borre Kunrath e a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde, Kaciane Boff Bauermann acompanharam a oficina e destacam que a elaboração da matriz diagnóstica tem o objetivo de mapear, de modo ascendente, ou seja, a partir de cada município e Gerência, as ações e serviços de saúde. “Essa matriz diagnóstica contém informações referentes à atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial hospitalar e especializada, vigilância em saúde e assistência farmacêutica”, comentam.
As informações obtidas através do questionário que será aplicado e do Mapa da Saúde do Ministério da Saúde – MS subsidiarão o diagnóstico de saúde por Regiões de Saúde, que servirá de base para definir o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP) no Estado, instituído pelo Decreto no 7508/2011.
A oficina teve coordenação da responsável da Atenção Básica da Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste, Sirlei Favero Cetolin e do assessor da Comissão Intergestores Regional (CIR), Ademir Zimermann.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532