Acadêmicos participantes do VER-SUS visitam SDR Maravilha
Acadêmicos de diversas universidades participantes do projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) no Oeste Catarinense realizaram, na tarde desta terça-feira, 29, visita a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha, com o intuito de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Gerência de Saúde.
O VER-SUS faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para aproximar os estudantes universitários dos desafios inerentes à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.
Durante a visita os acadêmicos puderam conhecer quais trabalhos são desenvolvidos na Gerência, onde a equipe composta pela gerente de Saúde Zenaide Borre Kunrath; farmacêutica Simone Roberta Orlandi; enfermeira Kaciane Boff Bauermann e técnicas em enfermagem Lúcia Fuzinatto e Cristiane Decesaro apresentaram dados relevantes dos atendimentos realizados nos municípios pertencentes à SDR Maravilha.
Entre as ações desenvolvidas pela Regional está a implantação, implementação e assessoria aos municípios nos diversos programas vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde; encaminhamento de pacientes a outras unidades de saúde para realizar tratamento médico, consultas, exames, procedimentos, intervenções cirúrgicas; dispensação de medicamentos e atendimento a pacientes que recebem medicamentos através de ação judicial, normalmente de alto custo, que não constam em nenhum programa do Governo Federal ou Estadual; atenção à saúde da pessoa com ostoma intestinal, urinário e com fístulas cutâneas através do Serviço Estadual de Atenção aos Ostomizados da SES e o Serviço de Oxigenoterapia Domiciliar.
De acordo com o secretário Regional Valci Dal Maso que acompanhou a visita, o VER-SUS proporciona diversas experiências e permite conhecer de perto os princípios e realidade do Sistema Único de Saúde e assim, formar profissionais mais conscientes das necessidades de sua atuação profissional frente à saúde da população.
A gerente de Saúde lembra que na sexta-feira, 1, está programada mais uma visita onde uma segunda equipe participante do projeto realizará o mesmo roteiro.
O Projeto
O VER-SUS é um processo de imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema municipal e regional de saúde, com duração de 7 dias, de forma inter e multiprofissional. Trata-se da interação dos estudantes entre si, com gestores, trabalhadores da saúde, usuários e instituições de Ensino Superior. Uma interação que propicia o debate e o conhecimento sobre aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o exercício do controle social e os processos de educação na saúde. Durante o período da vivência, os estudantes terão suporte pedagógico e suas despesas de alimentação, hospedagem e transporte custeadas pelo Ministério da Saúde.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail:imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532