Gerência de Educação de Maravilha reúne mais de 850 professores no Seminário Regional de Educação
Cerca de 850 profissionais da educação participaram, nesta quinta-feira, 24, do Seminário Regional de Educação promovido pela Gerência de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha. O encontro envolveu professores, diretores, assistentes técnicos pedagógicos, especialistas educacionais, assistentes de educação e assessores de direção das unidades escolares estaduais de abrangência da SDR Maravilha.
O secretário Regional Valci Dal Maso acompanhou a abertura do encontro e destacou que seminários são caminhos encontrados para aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas públicas qualificando cada vez mais a ação pedagógica. “O que se busca na educação é sempre excelência e aperfeiçoamento e para tanto realizar esses Seminários proporcionam trocas de experiências muito relevantes trazendo aos profissionais da educação assuntos que serão pertinentes ao cotidiano escolar.”
O gerente de Educação, Almir Da Rosa, destaca que os principais objetivos do encontro foram discutir teórico e metodologicamente os índices escolares curriculares, repensar a prática pedagógica e aperfeiçoar o processo educacional nas escolas da rede pública estadual com vistas ao êxito na aprendizagem dos estudantes.
“Instrumentalizar os profissionais é condição fundamental para êxito da política educacional que, por sua vez, está diretamente relacionada à qualidade do desempenho dos professores atuantes nas salas de aula”, completa o gerente.
Palestras
Os professores puderam acompanhar três palestras que trouxeram temas relevantes ao contexto educacional. A primeira palestra abordou o tema “Política Curricular para a Educação Básica: reflexões sobre o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento” e foi ministrada pelo professor, Elcio Cechetti. De acordo com ele a escola, face às exigências de um novo contexto, necessita ser reinventada para reconhecer os educandos como produtores de conhecimento, valorizando experiências educativas que articulem conhecimentos universais relevantes e contextualizados no âmbito dos saberes oriundos das praticas sociais.
“O provável e improvável convívio do professor – família – aluno com os rumos da educação” foi a segunda palestra do dia e teve como palestrante o professor Elcio Bamberg; que logo após, juntamente com o professor, Elcio Cechetti realizaram uma mesa redonda que trouxe debates relevantes dos temas abordados.
A palestra que encerrou os trabalhos do dia foi proferida por Jorge Antônio Trevisol que trouxe o tema “Sentido humano e existência”. Ele falou muito sobre as coisas simples da vida e a forma afetiva com que nos envolvemos em tudo o que nos cerca: nossa relação de afeto conosco (o auto conhecimento) e com o outro.
Salientou sobre a importância de estarmos bem conosco e fazer com que as pessoas que nos cercam se sintam bem ao nosso lado. Concluiu dizendo que na vida de todos, em algum momento, dificuldades aparecerão, mas é preciso entender que de cada situação podemos tirar uma grande lição.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532