Cursos do Dança Catarina em Maravilha tem 46 participantes da região oeste
Depois de passar por municípios das regiões Sul e Leste-Norte o ciclo de cursos de dança do Festival Escolar Dança Catarina chegou nesta segunda-feira, 30, ao município de Maravilha, sede da etapa Oeste do Festival. Até terça-feira, 1º, cerca de 46 participantes, de 16 municípios da região Oeste, entre professores de danças, coreógrafos, bailarinos e estudantes participarão de forma gratuita de 20 horas de curso. Depois o ciclo, que começou dia 2 de junho em Itajaí, termina nos dias 3 e 4 de julho no município de Canoinhas, sede da etapa Centro-Oeste.
Nos dois dias de participação em Maravilha, os integrantes terão aulas de dança de salão coreografada, jazz theacher, dança urbana, danças populares, dança escolar e dança circense. Nesta segunda, os participantes tiveram aulas com o dançarino coreógrafo João Biasotto, no Stúdio Musicarte de Florianópolis, sobre dança de salão. No corpo de professores estão bailarinos e coreógrafos experientes como Rafael Hoffelder, Jessé da Cruz e Mapi Cravo, que também é coordenadora do Festival Escolar Dança Catarina.
Mapi diz que a etapa de cursos em 2014 foi bem sucedida e que a procura dos professores cresceu em relação ao ano passado. “Nossas salas, nos diversos municípios de Santa Catarina, sempre estiveram lotadas. Esse movimento tem sido importante para fomentar a dança no âmbito escolar no Estado”, revelou.
A coordenadora ressaltou também que o ciclo de cursos diminuiu a distância entre os municípios que não tinham a dança no âmbito da escola e expandiu o espaço da dança de um modo geral em Santa Catarina. Os cursos, segundo ela, promovem a vivência da dança de forma lúdica, já que a maioria dos participantes são professores, que implantam o que aprendem nos cursos em suas escolas de atuação.
Após a fase de cursos o Festival Escolar Dança Catarina entra na etapa de competição entre as escolas. O início será a partir de 25 de agosto em Maravilha com a etapa microrregional Oeste. Após as microrregionais virão as fases regionais divididas em Sul, Oeste e Centro-Oeste e a Leste-Norte, que finaliza a edição deste ano, entre 22 e 23 de outubro, em Ibirama. Os espetáculos são divididos nas modalidades de danças populares folclóricas, dança de salão e dança livre, subdividida em contemporânea, moderna, jazz e danças urbanas.
Considerado o maior evento de dança escolar do Brasil, o Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras.
Informações adicionais para a imprensa
Antonio Prado (texto)
Federação Catarinense de Esporte – Fesporte
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Telefone: (48) 9696-3045
Carla da Silva Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117