Escolas estaduais da SDR Maravilha votam Plano de Gestão Escolar
Estudantes, profissionais da escola e responsáveis pelos estudantes de três escolas da rede pública estadual pertencentes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha se mobilizaram nesta quarta-feira, 18, para escolha do Plano de Gestão Escolar. Com a votação, o autor do plano assume a direção da escola até o final de 2015 e terá que colocar em prática as ações descritas no documento apresentado.
De acordo com o gerente de Educação, Almir Da Rosa, nas escolas pertencentes à Regional, só havia um proponente de Plano de Gestão Escolar, sendo assim, a comunidade vai optar entre aceitar ou rejeitar o Plano.
As escolas que terão seu Plano de Gestão Escolar votados são as seguintes: Maravilha – Escola de Educação Básica Nossa Senhora da Salete; Romelândia – Escola de Educação Básica João Romário Moreira e Saudades – Escola de Educação Básica Carlos Werlang.
Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a medida de realizar a seleção nestas escolas fortalece a decisão de realizar seleção de Plano de Gestão em todas as escolas da rede estadual no segundo semestre de 2015. “Com a escolha muda o paradigma de gestão nas escolas da rede estadual e valoriza a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógica e administrativa. No próximo ano faremos este processo em todas as escolas da rede, para que no início de 2016 os Planos de Gestão Escolar escolhidos sejam colocados em prática”, defende.
Saiba mais
Em 15 de outubro do ano passado, a Secretaria de Estado da Educação publicou o decreto nº 1.794, que prevê a formulação de um Plano de Gestão Escolar a ser aprovado pela comunidade escolar para que o seu autor passe a exercer o cargo de diretor da escola.
As escolas participantes deste processo estavam em situação de vacância da função de direção até o dia 28 de fevereiro, por isso a necessidade de processo de seleção de Plano de Gestão por meio de edital de inscrição. O processo terminará com a escolha democrática do novo gestor da escola.
As demais escolas não precisaram passar pela escolha, mas todos os diretores foram orientados e tiveram que elaborar e entregar o Plano de Gestão Escolar até o dia 17 de abril. Neste momento, todos os Planos estão sendo analisados por consultores especializados.
{article Carla da Silva Trentin – SDR Maravilha}{text}{/article}