Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Desenvolvimento Regional e Projeto...

Desenvolvimento Regional e Projeto de Extensão Universitária pautam reunião do CDR de Maravilha

Nesta sexta-feira, 30, o município de Tigrinhos recebeu a 117ª assembleia geral ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha. Entre os temas abordados na reunião esteve a apresentação do Projeto Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e ações para instalação do laboratório de análise de leite na Udesc unidade de Pinhalzinho.

 

Na ocasião foram aprovados projetos nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Agricultura para os municípios de abrangência da Regional. Os projetos encaminhados para votação nos Conselhos de Desenvolvimento Regional (CDR) devem ter seus recursos aprovados anteriormente por meio de cadastro no portal SC Transferências.

A partir disso, é possível buscar a verba necessária junto às secretarias setoriais. Após esta etapa, o projeto deverá ser cadastrado no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) para que seja incluído no orçamento da secretaria. Apenas nessas condições o projeto deve ser encaminhado para a pauta da reunião mensal do CDR, caso contrário, mesmo que seja aprovado, não terá recursos garantidos para sua execução.

Projeto Rondon

O coordenador do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Udesc, prof. Alfredo Balduíno Santos, explanou sobre o projeto, destacando que o objetivo é realizar entre os dias 23 de julho a 02 de agosto deste ano, a ação nos municípios pertencentes às SDRs de Maravilha e Palmitos. O coordenador explicou ainda que a intenção é realizar a ação envolvendo todos os municípios que compõem as SDRs, onde cabe a cada um, desenvolver em conjunto com as equipes as atividades que serão desenvolvidas nos dias de ação. “Temos algumas oficinas que já estão prontas para serem apresentadas, mas cada município pode elencar as suas necessidades para que se realize um trabalho completo. A ideia é trabalhar em conjunto e de forma dinâmica”, pontua.

O projeto tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento sustentável do conhecimento acadêmico, cultural e social de forma multidisciplinar, nas áreas da Educação, Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. Além disso, colabora com o exercício da formação profissional dos acadêmicos, reforçando a cidadania e aproximando os participantes da comunidade.

Segundo acrescentou o coordenador nos próximos dias os servidores da Udesc, que acompanharão as equipes, realizarão um reconhecimento mantendo contato com as prefeituras para programar a ação.

O secretário Regional Valci Dal Maso frisa que esse projeto promove interação entre a universidade e a sociedade reforçando a missão da universidade diante a realidade social de maneira sustentável através da extensão universitária. “Para os municípios é muito importante ter a presença da Udesc, que através de várias ações transformadoras conseguem promover soluções aos problemas locais e regionais. Além disso, levam o conhecimento de dentro da universidade para fora beneficiando a população local”, afirma Dal Maso.

Laboratório do Leite

Os conselheiros puderam ainda conhecer um pouco mais sobre o Laboratório do Leite que objetiva-se instalar na Udesc unidade de Pinhalzinho. A professora Suzane Miorelli explanou sobre o assunto apresentando como funcionará este laboratório e a intenção de proporcionar um espaço para estudos e pesquisas ligadas ao cenário leiteiro.

“Nossa região tem grande potencial na questão leiteira, a definição de criar o projeto voltado a este setor foi estudada de forma ampla onde se verificou a necessidade de atendimentos nessa área que poderá ser sanada com a instalação de um núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação em Leite, que será sediado na Udesc de Pinhalzinho em função da existência do curso de Engenharia de Alimentos”. O núcleo, segundo explicou a professora, faz parte do projeto Rotas de Integração Nacional.

Este núcleo será dividido em três segmentos. O primeiro será um laboratório credenciado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fazer as análises de leite, atendendo tanto produtor, quanto empresas. “Este laboratório terá grande importância no sentido de gerar dados para que se possa atuar na qualidade do leite, pois não adianta se falar que a contagem bacteriana está muito elevada se o produtor não souber como fazer para reduzir esta taxa”, explicou a professora.

O segundo segmento é a Usina Escola que terá objetivo de qualificar a mão de obra que trabalha nos laticínios para que tenham conhecimento de como transformar o leite, nesse espaço serão realizados diversos cursos na produção de derivados lácteos. O terceiro segmento é a parte de inovação, um Centro de Inteligência onde serão desenvolvidas pesquisa aplicada tendo equipamentos modernos para inovação tanto de produtos como de processos.

“Ter esse núcleo instalado dentro da universidade trará a possibilidade de formar alunos com mais qualidade, possibilitando a troca de conhecimentos, e ainda fortalecer a unidade de Pinhalzinho”, pontua Dal Maso que lembrou a importância do laboratório para fomentar as agroindústrias do Grande Oeste promovendo o desenvolvimento.

{article Carla da Silva Trentin – SDR Maravilha}{text}{/article}