Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Olimpíadas são tema de...

Olimpíadas são tema de atividades na Escola Celso Ramos Filho, em São Bento do Sul

olimpiadas celso ramos 20160805 1408878230

Entre julho e o início de agosto, a E.E.B. Celso Ramos Filho, de São Bento do Sul, promoveu diversas atividades de aprendizagem que utilizaram as Olimpíadas como mote principal. Para os alunos da 1ª série do Ensino Médio o tema trabalhado foi: “Os jogos olímpicos como forma de integração social”.

Na disciplina de história, os alunos desenvolveram conceitos de memória e identidade, descobrindo a história das Olimpíadas e as curiosidades que marcaram a sua evolução. Foi desenvolvido ainda um concurso, englobando a produção, exposição e votação da bandeira da olimpíada do colégio. A disciplina de filosofia também abordou a origem dos jogos olímpicos, enquanto a matemática focou na presença das funções afim e quadrática nos jogos.

A disciplina de geografia explorou o espaço geográfico, com a produção e exposição de charges de modalidades e países participantes dos jogos. Em biologia foram explorados os conceitos dos meios biótico e abiótico, abrangendo os conteúdos de massa atômica e massa molecular. Por fim, em artes, os alunos tiveram contato com a arte no Egito e na Grécia, além de produzirem as bandeiras dos países participantes dos jogos.

Com foco no legado que será deixado pelas Olimpíadas, o tema trabalhado com os alunos da 2ª série foi: “A integração da comunidade na organização de um evento esportivo mundial”.

olimpiadas celso ramos 20160805 1053522527

História e geografia abordaram conceitos de espaço geográfico, memória e tempo. O conteúdo da primeira disciplina foi a história dos jogos olímpicos modernos, enquanto a segunda abordou as Olimpíadas e a Guerra Fria. Em matemática o foco se concentrou em conceitos estatísticos de probabilidade, enquanto química trabalhou matéria e energia, com o estudo das soluções e de cálculos estequiométricos. Por fim, em língua portuguesa o conceito abordado foi a gramática, explorando dez classes de palavras.

Por fim, o tema que coube à 3ª série foi: “Jogos olímpicos como forma de integração entre os povos”. Disciplinas como biologia e educação física trabalharam uma demonstração das modalidades olímpicas, sendo que a biologia ainda abordou conceitos de genética e biótipo, explorando conteúdos como cruzamentos genéticos e tipos de povos. Em geografia foram abordados os pontos positivos e negativos de se sediar os jogos olímpicos, enquanto o tema escolhido pela disciplina de história foi a contrarreforma e as Olimpíadas modernas. O conteúdo de filosofia, por outro lado, foi o “preço” para participar das Olimpíadas, enquanto a disciplina de artes explorou o abstracionismo e o surrealismo. Em língua portuguesa foram trabalhadas as orações subordinadas, enquanto química abordou o conceito de sustentabilidade, focando nos hidrocarbonetos, e matemática trabalhou parâmetros estatísticos.

O tema esteve presente ainda nas miniolimpíadas da escola Celso Ramos Filho, na maratona e nos jogos intersalas, iniciativas que promoveram ainda mais a integração entre os alunos e o desenvolvimento de conceitos olímpicos. 

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra