Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Fase de finalização e...

Fase de finalização e acabamentos da SC 112 no Distrito de Volta Grande

A região Norte de Santa Catarina vai contar com uma nova alternativa para escoamento de produção e ligação ao Vale e Alto do Vale do Itajaí. A SC 112, antiga 422, está praticamente concluída e já mudou a rotina de quem mora no distrito de Volta Grande ou utiliza o trajeto.

A implantação e pavimentação do trecho de 22 quilômetros contam com investimentos de mais de R$ 40 milhões, do Pacto por Santa Catarina.  O trajeto vai ligar o Distrito de Volta Grande ao município de Rio Negrinho, no norte do Estado.

“Para o Governo é uma festa quando a gente consegue vencer a burocracia, cumprir todos os aspectos legais e financeiros e entregar uma obra que afinal de contas é um investimento de mais de R$ 40 milhões é bastante dinheiro, é uma conquista dos catarinenses”, comemora Raimundo Colombo, Governador do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Abel Schroeder acompanhou as obras de acabamento e finalização da rodovia. Ao longo do trajeto o projeto contempla a implantação de pistas simples com 7 metros de largura e acostamento de um metro e meio. Também serão implantados mais de 5 km de faixas para ultrapassagem.

Já para os usuários do transporte público são 28 paradas de ônibus. O trecho também conta com interseções de acesso ao aterro sanitário e as comunidades de Posto Castilho, Rio dos Bugres e Volta Grande.

Na região da Volta Grande além das cerca de mil famílias, serão beneficiados empresários, comerciantes e outros que trafegam pelo trajeto.

Ao lado da SC 112 está localizada a Unidade de Produção de uma das maiores empresas de papel e celulose de Rio Negrinho. O inicio das atividades foi há 70 anos, mas para expandir a empresa, foi preciso construir uma nova unidade dentro do município, por causa das dificuldades de acessos. Como uma estrutura depende da outra foram décadas de transtornos e gastos para descarregar os caminhões com a matéria prima da linha de produção.

O Diretor da Empresa, Márcio Bona, afirma que depois da chegada do asfalto, além do conforto e da segurança, foi possível reduzir os custos para o transporte.

“A empresa anteriormente ao asfalto já deixou de produzir algumas horas ou alguns dias, inclusive pela dificuldade da matéria prima chegar até a empresa e da mesma forma o produto produzido não vinha para o mercado, não tínhamos como escoar o produto. Atualmente além da redução de custos financeiro de transporte, e a satisfação de funcionários e comunidade local, porque eles conseguem hoje trafegar com rapidez, conforto e segurança, coisa que não existia no passado”, comenta Bona.

O sentimento de alegria e satisfação também é dos moradores do Distrito de Volta Grande. A moradora e comerciante Rose Maros, conta que viu os filhos crescerem e saírem de casa à espera do asfalto. Ela também teve que refazer planos e projetos de vida, chegou a fechar a mercearia de tanta dificuldade por causa da estrada velha. Agora com o asfalto passando em frente de sua casa ela acredita que a vida da família vai melhorar.

A implantação da SC 112, antiga 422 representa um passo estratégico em direção à outra estrada a SC 477, que será um dos principais corredores econômicos de Santa Catarina, ligando o Vale e Alto Vale do Itajaí a região Norte em direção ao Norte do país. Essa via de progresso traz também oportunidades de crescimento a comunidades e municípios que estarão ao longo desse trajeto.

Com a implantação da SC 112, no futuro alcançando a SC 477 o progresso ganha vias de mão dupla, a proximidade com o Vale do Itajaí e o litoral de Santa Catarina  representa o acesso mais rápido a uma das regiões economicamente mais importantes do Estado.

Para o Secretário de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schroeder “É um sonho de 50 anos que está sendo realizado, não só de Rio Negrinho, mas um sonho regional, pela importância dessa rodovia. Que vai alcançar a SC 477, nos dando nova alternativa para se chegar ao vale do Itajaí.”

 

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site:www.sc.gov.br