Webconferência realizada pela SED aborda Novo Ensino Médio
Equipe técnica da gerência de Educação e gestores escolares de abrangência da 18ª Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna acompanharam na manhã desta segunda-feira, 26, webconferência sobre o Novo Ensino Médio (EM) promovida pela Secretaria de Estado da Educação.
Durante o encontro os profissionais receberam do Secretário de Educação, Eduardo Deschamps orientações sobre as mudanças previstas para o ensino médio, as quais ocorrerão a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre os principais pontos previstos estão a flexibilização curricular, maior articulação com a educação profissionalizante e a expansão progressiva do ensino em tempo integral.
A ideia inicial é a construção de um currículo atrativo, que se adapte aos interesses pessoais dos jovens. As disciplinas de língua portuguesa, matemática e inglês serão obrigatórias nos três anos do ensino médio. Os sistemas de ensino poderão escolher suas prioridades para além do que está determinado pelas áreas de ensino obrigatórias, e definirão as formas de oferta das trajetórias curriculares.
Os próximos passos deste processo serão a discussão e a aprovação da MP pelo Congresso, a realização de seminários com estudantes, professores e pais para elaborar a BNCC e as orientações sobre modelos do novo EM pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC). Seguidas da adequação dos currículos e Projetos Político Pedagógico das redes de ensino e escolas, formação de professores e o início dos novos currículos do EM pelas escolas.
Santa Catarina ao longo de 2017 desenvolverá um projeto-piloto, atendendo as seguintes demandas:
Política do Ensino Médio – A partir da construção de novas diretrizes para o Ensino Médio, que permitirão às escolas flexibilizar parte de seus currículos, a SED irá trabalhar ao longo de 2017 para implantação da política em 2018. Com a nova proposta, a carga horária passa de 800 para 1,4 mil horas/ano. Durante todo o primeiro ano e metade do segundo, o estudante seguirá aprendendo o básico de cada matéria, com base nos pilares que já norteiam o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No ano e meio seguinte, porém, ele terá mais flexibilidade para priorizar assuntos que sejam da sua área de interesse para um futuro ensino técnico ou superior.
Educação Integral em Tempo integral – Santa Catarina está fazendo parte de um edital do MEC que disponibilizará Educação Integral em Tempo integral em 30 escolas da rede estadual de ensino. Este é um projeto que não se limita somente a ampliação da jornada escolar, mas pressupõe uma mudança de visão do que seja o papel da escola.
Educação Profissional – Uma nova estrutura curricular e carga horária serão estudadas para as escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional/EMIEP. Esta frente de trabalho já será implementada ao longo de 2017 como projeto piloto em oito instituições de ensino.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação