Núcleo de Tecnologia da Educação promove encontro para incentivar o uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nas unidades escolares
Durante a tarde desta quinta-feira, 12, no auditório da EEM Almirante Lamego, em Laguna, as novas tecnologias estiveram na pauta da reunião promovida pelo Núcleo de Tecnologia da Educação (NTE), com a participação de diretores, professores das salas informatizadas e especialistas da área pedagógica.
O encontro reuniu cerca de 50 participantes, com a proposta de sugerir momentos de reflexão, conhecimento e a troca de experiências vivenciadas no chão das salas de aula, com foco na aplicação e ampliação da cultura digital. Mostrando que hoje os aparatos digitais integram os vários setores de nossas vidas, e estão transformando não apenas a sociedade, mas também a produção e propagação da informação, conhecimento e o processo de ensino-aprendizagem. Em função desta evolução e o número cada vez maior de pessoas com acesso as novas tecnologias, os docentes precisam incluí-las para alcançar resultados positivos.
Na oportunidade, técnicos do NTE, Rosália Leandro e Mario Camilo, apresentaram o Computador Interativo e Solução de Lousa Digital, uma nova ferramenta que auxiliará os professores da rede estadual.
As unidades escolares de abrangência da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Laguna serão contempladas com 48 kits, compostos por um computador interativo; um receptor de bluetooth, duas canetas digitais, 20 pontas sobressalentes para as canetas digitais, um cabo USB para carga das canetas digitais; cabo USB para carga do receptor; cinco suportes metálicos para fixação do receptor; 10 faixas adesivas para fixação; guia rápido de instalação e um manual de instruções. Os equipamentos serão disponibilizados às escolas conforme o número de alunos.
A praticidade da nova ferramenta possibilitará a dinâmica com conteúdos de diversas disciplinas, por meio dos programas disponíveis e ainda a conexão a internet, proporcionando maior interação entre professor e aluno. Segundo a assistente técnico-pedagógico do NTE, Rosália Leandro, “nosso projeto é proporcionar uma capacitação no início do próximo ano letivo, com o objetivo de sensibilizar para ampliação ao uso da nova ferramente”, declarou Rosália.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). O UBoard Penandfree solução para lousa digital, é um recurso importado da Correia do Sul pela Digibras, que complementou a utilização do computador interativo DIEBOLD (com projetor acoplado), também distribuído pelo MEC às escolas.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{title} {text} {readmore}{/article}