Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Equipe técnica da gerência...

Equipe técnica da gerência de Saúde da SDR Laguna promove capacitação sobre o Programa de Ostomizados

 A gerência de Saúde da Secretária do Desenvolvimento Regional de Laguna promoveu nesta semana capacitação com o objetivo de disseminar informações sobre o Programa de Ostomizados e capacitar os profissionais para o cuidado e atenção ao paciente ostomizado, com enfermeiros da rede de Atenção Básica Municipal, de Paulo Lopes e Garopaba atuantes no programa.

 

No próximo mês a mesma capacitação contemplará a rede de atenção básica dos municípios de Imbituba, Imaruí e Laguna. Entre os municípios de abrangência da gerência de Saúde da SDR são atendidos 55 pacientes pelo programa.

A capacitação realizada na modalidade de oficina foi dividida em momentos de explanação teórica e atividade prática. Segundo a enfermeira Clarice de Souza Duarte, os enfoques foram direcionados na apresentação de toda a estrutura do Programa de Ostomizados no Estado de Santa Catarina.

Durante a prática os profissionais foram convidados a desenvolver simulação de um atendimento a paciente ostomizado, sob orientação da enfermeira Clarice e da técnica de enfermagem, Gisele Aparecida da Rosa Elias, sendo utilizados o material do programa e um manequim com adaptação de um estoma para facilitar a simulação do paciente.

Sobre o Programa de Ostomizados em Santa Catarina

O Serviço Estadual de Atenção aos Ostomizados da SES pretende estabelecer a política de atenção à saúde da pessoa com ostoma intestinal, urinário e com fístulas cutâneas na Rede Estadual de Assistência do Sistema Único de Saúde – SUS, no Estado de Santa Catarina, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida, sua integração social, ampliação de suas potencialidades laborais e independência nas Atividades da Vida Diária através de sua reabilitação clínico funcional.

As pessoas com ostomas intestinais e urinários, com fístulas cutâneas residentes no Estado, cadastrados no SUS e que, temporariamente ou não, mediante avaliação médica, têm indicação para utilização de bolsas coletoras e/ou materiais adjuvantes necessitando de atendimento / acompanhamento especializado por equipe multidisciplinar.

Atribuições do Serviço Estadual:

– Avaliar, cadastrar e regular os processos de solicitação de equipamentos para ostomas advindos de todo o Estado de Santa Catarina;

– Emitir pareceres técnicos referentes a processos licitatórios  e decisões judiciais, bem como respostas ao cidadão através de questionamentos ao Serviço de Ouvidoria da SES;

– Capacitar regionais, municípios e rede hospitalar, orientando quanto às normas e aos procedimentos do serviço;

– Desenvolver articulação com as equipes das unidades de saúde regionais e municipais para o atendimento da pessoa com ostoma nas atividades de atenção básica;

–Articular com Grupo de Apoio e Associação Catarinense da Pessoa Ostomizada, participando do Controle Social.

– Realizar e manter atualizado o cadastro dos pacientes atendidos no serviço;

– Realizar controle de estoque dos equipamentos contemplados pelo serviço, atualizando-os mensalmente;

– Receber, separar e dispensar os equipamentos às 36 Gerências Regionais de Saúde, até o dia 15 de cada mês;

– Planejar, coordenar, implantar e supervisionar as ações realizadas em nível regional e municipal nas ações pertinentes ao serviço.

Fonte: Secretaria do Estado de Saúde de SC (SES)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support