Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Imaruí comemora nesta quinta-feira,...

Imaruí comemora nesta quinta-feira, 125 anos de emancipação

imarui comemora nesta quinta-feira 125 anos de emancipacao 20150827 1770853474

Imaruí integra a região dos lagos e destaca-se por seus recursos naturais, o município possui a maior lagoa de Santa Catarina, viveiro natural de reprodução de camarões. Localizado no sul do Estado de Santa Catarina, hoje o município completa 125 anos de Emancipação.

Com aproximadamente 11.500 habitantes, o município tem na pesca artesanal sua segunda maior atividade econômica. Por suas características geográficas seu território é protegido por lei Ambiental, como é o caso do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, oferecendo aos turistas intocadas e belas cachoeiras distribuídas em todas as regiões.

De origem açoriana, povo alegre e hospitaleiro a cidade preserva na cultura brincadeiras, tradições e danças como a Ratoeira, Ternos de Reis, Pau de Fitas, Quadrilhas e Boi-de-Mamão. Os contadores de “causos” ainda encontrados no interior, relatam fatos que refletem a religiosidade através de crenças e mitos.

A religiosidade um dos aspectos mais marcantes dos imaruenses, é reforçada na pequena comunidade de São Luiz que atrai muitosfiéis ao Santuário de Santa Albertina.

Albertina Berkenbrock, é filha de imigrantes alemães, a jovem foi assassinada aos doze anos de idade ao resistir a uma tentativa de estupro. O processo de beatificação da menina já está em Roma, protocolado na Congregação para as Causas dos Santos. Podendo ela vir a ser a primeira Santa genuinamente brasileira, isto é, nascida em território nacional.

Conheça a história do município:

Contam os historiadores que a primeira colonização da região onde hoje está o município, ocorreu antes de 1800, e foi realizada por um grupo de pescadores oriundos de Laguna.

Em 1833, foi criada a Freguesia de São João Batista do Imaruí, que se tornou distrito de Laguna. Um dos colonizadores o gaúcho João Vieira da Rocha, acompanhou os farrapos até Laguna e mais tarde se mudou para Imaruí em companhia dos filhos.

A guerra se seguiu à instalação da República Juliana, onde ocorreu o trágico episódio conhecido como o “massacre de Imaruí”, fazendo com que muitas famílias deixassem Laguna para morar em Imaruí, por volta de 1839.

Imaruí passou à categoria de município em 27 de agosto de 1890, o nome foi dado por uma tribo de índios que habitava o local, originando do mosquito maruim, comum na região.

Festividades do aniversário:

Para marcar a data, o município realiza desde domingo algumas atividades culturais e religiosas, que se encerram nesta quinta-feira, 27, feriado municipal com missa, apresentações e o tradicional bolo de aniversário. 

{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text}{/article}