Gerência de Educação e SED promovem formação aos professores e visitas as comunidades onde o Programa Projovem do Campo é desenvolvido

A gerência de Educação e os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SED) realizaram, nesta semana, visitas às comunidades de Cangueri de Fora, Aratingaúba, Barreiros e Carreira do Siqueiro, com o objetivo de acompanhar a execução do Programa Pró-Jovem do Campo nos municípios de abrangência da SDR de Laguna.
O programa é coordenado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos de Laguna (Ceja) e contempla cinco turmas nos municípios de abrangência da regional. As aulas são realizadas nas escolas estaduais ou em parceria com os municípios nas unidades municipais e centros comunitários, atendendo jovens entre 18 e 29 anos.
O Pró-Jovem do Campo tem duração de dois anos. Os jovens contemplados pelo programa recebem aulas nas áreas das ciências da natureza, agrárias, humanas, linguagem e suas tecnologias. Além da formação para o trabalho, eles receberão a complementação de estudos do ensino fundamental.
Dentro da carga horária, paralelo às aulas de ciências agrária, é desenvolvido um programa chamado Tempo Comunidade, no qual as famílias participam de aulas práticas com os alunos aos sábados.
Durante a tarde desta quarta-feira, 24, os 20 professores que atuam no programa receberam formação, trocaram experiências e falaram dos desafios encontrados durante as aulas com os técnicos da SED, Ramiro Marinho Costa e Suzy Castro Alves.
Na oportunidade, para estimular o desenvolvimento do programa, a gerência de Educação fez a entrega de kits simbólicos, compostos por uma cesta com sementes, sementeira, pás, enxadas e regador para utilização nas atividades de ciências agrárias pelas cinco turmas do programa.
A formação e as visitas foram acompanhadas pelos técnicos da SED, gerência de Educação, supervisora de Educação Básica e Profissional, Daisi da Silva Santos, integrador do Ensino Médio, Sérgio de Oliveira, coordenadores do Ceja, assistente pedagógico, Leonardo Lima, e assistente de direção, Mônica Sant’ana.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text}{/article}