Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros em...

Corpo de Bombeiros em Laguna recebe equipamentos para a operação veraneio

corpo de bombeiros 20141205 1874486504

Na tarde desta última quinta-feira, 4,  aconteceu no quartel do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, em Laguna, uma solenidade para marcar a abertura da operação veraneio no município e a conclusão do curso de formação de 61 guarda-vidas civis e outros 20 bombeiros comunitários no curso de atendimento avançado a emergências. O ato foi acompanhado pelo gerente de Turismo, Cultura e Esporte da 19ª SDR,  Rhoomening Souza Rodrigues.

 

Para auxiliar no serviço de salvamento aquático das praias e na atividade operacional de combate a incêndio a corporação recebeu do governo do  Estado, uma caminhonete (4×4), uma embarcação do tipo bote inflável, dois pranchões de salvamento aquático, um quadriciclo,  uma moto aquática com reboque e  ainda equipamentos de proteção individual e respiratória de combate a incêndio, totalizando  cerca de  R$ 318.105 investidos.

Considerada a maior operação programada do Corpo de Bombeiros Militar, a Operação Veraneio consiste na oferta do serviço de Salvamento Aquático especializado em praias e balneários catarinenses durante o período de temporada. 

Os postos de guarda-vidas foram ativados de forma gradativa em todas as regiões, conforme a demanda de banhistas – no período denominado pré-temporada. Desde a primeira quinzena de outubro as principais praias do Litoral já contam com o serviço de monitoramento aos fins de semana e feriados. A atividade de Salvamento Aquático é desenvolvida pelo CBMSC desde a década de 1960. No município os postos de Guardas Vidas na Praia do Mar Grosso, Cardoso, Prainha, Gi, Itapirubá Sul e Praia do Sol, já iniciaram o serviço.

Durante o ato o desembargador Carlos Prudêncio recebeu o diploma “Amigo do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina”, como homenagem às suas ações e serviços relevantes prestados à corporação de Laguna. 

E os membros da corporação como reconhecimento pela demonstração de profissionalismo e responsabilidade junto ao Corpo de Bombeiros, foi concedida  Medalha de Mérito Bombeiro Militar à  Adriano Damázio e a Medalha de 50  anos Salvamento Aquático para José Feliciano Alves.

Mudanças

Nesta temporada os locais serão sinalizados com bandeiras maiores, com a utilização mais efetiva da bandeira verde indicando os pontos com baixo risco de afogamento. Não há mais inscrições na bandeira como “mar perigoso” ou “mar bom”, como nas outras edições. A bandeira triangular de mar perigoso servirá para indicação de locais de alto risco junto a placas informativas. Já a preta indica um posto desativado.

Dicas do Corpo de Bombeiros

– Lembre-se: Todo ambiente aquático requer cuidado. As principal recomendação para garantir sua segurança é ter noção dos riscos e assumir uma postura preventiva.
– Seja prudente. Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente.
– Evite locais sem a presença de guarda-vidas
– Em água doce ou salgada, procure locais rasos e sem correnteza
– Crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista.
– Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas (especialmente em crianças). Em água doce ou em embarcações, seu uso é imprescindível. O uso dele, certamente, fará a diferença entre vida e morte.
– Atente para a sinalização de praia. Observe a bandeira fixada no posto dos guarda vidas:

• Vermelha: risco elevado de afogamentos
• Amarela: risco médio de afogamentos
• Verde: risco baixo de afogamentos
• Preta: posto desativado

– As bandeiras vermelhas na faixa de areia indicam as correntes de retorno. Apesar da menor quebra de ondas, o local possui forte correnteza em direção ao alto mar. Evite estes pontos. Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha-se calmo e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).
– Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que a ajude a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193.
– Objetos flutuantes (bóias e pranchas) passam falsa impressão de segurança. O ideal é optar por um colete salva-vidas. 
– Evite aproximar-se de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingí-lo e jogá-lo no mar.
– Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.
– Nunca nade após ingerir bebidas com álcool, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.
-Evite, ainda, áreas de saída de barco ou prática de esportes aquáticos (kitesurfe, surfe, etc)
– Sempre acate as orientações dos guarda-vidas.

Informações adicionais para a imprensa
Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna
E-mail: imprensa@lga.sdr.sc.gov.br
Fone: (48) 3647-7707 / 98843-3563
Site: sc.gov.br/regionais/laguna