Conselho de Desenvolvimento Regional realiza reunião com prefeitos
O Conselho de Desenvolvimento Regional de Laguna realizou na última sexta-feira, 14, no Centro Administrativo Hindemburgo Moreira sua primeira reunião após o período eleitoral. O encontro foi conduzido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional da 19ª SDR, Robson Elegar Caporal e contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios de abrangência da regional.
Em pauta a leitura, análise e deliberação dos projetos encaminhados ao CDR, ainda foram discutidas a necessidade de articulação dos membros, para que não se percam os recursos. “Precisamos pensar no desenvolvimento da região como um passo para o futuro, buscando soluções para a GRP-10 estrada de ligação entre Garopaba e Paulo Lopes, a estadualização do Terminal Pesqueiro de Laguna, a duplicação do acesso ao Porto de Imbituba e a melhoria da trafegabilidade da SC-437 que liga os municípios de Pescaria Brava e Imaruí”, salientou o secretário.
Durante o encontro os prazos, andamento, liberação de convênios e projetos encaminhados por meio do Sistema de Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), também foram abordados, pois muitos aguardam homologação. Entre os recursos solicitados e aprovados estão treze projetos, com pedidos para obras de infraestrutura, pavimentação e manutenção de 21 estradas, revitalização de praça, apoio cultural para o carnaval de 2015 e aquisição de veículos, orçados na ordem de R$ 6,8 milhões.
O secretário agradeceu o apoio recebido para sua permanência a frente da Secretaria no próximo ano. “Posso me considerar um privilegiado. Juntos vamos continuar pensando no futuro e crescimento de nossa região e planejaremos para prosperar cada vez mais”, declarou Caporal.
Os prefeitos reiteraram o apoio, salientando as necessidades e desafios de seus municípios. Segundo o prefeito de Garopaba, Paulo Sergio de Araújo, é preciso aprender a vender a região destacando as belezas naturais, para nos tornarmos um polo turístico. “E a realização de obras como a execução do acesso norte, beneficiaria, desafogando o trânsito e traria consequentemente maior desenvolvimento aos municípios de Garopaba e Paulo Lopes”.
O prefeito de Imaruí, Manoel Viana, enfatizou a situação da SC-437 que precisa ser tratada com respeito. “Os moradores pedem uma solução. São 27 quilômetros e com a estrada sem condições, nossa cidade e principalmente o turismo religioso, fica prejudicado”. Em contrapartida ao desabafo do prefeito, o secretário ofereceu a possibilidade da celebração de um convênio entre as partes para que o município possa executar a manutenção destas estradas.
No encerramento a gerente de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso pediu aos presentes que participem na execução dos Planos Municipais de Educação (PME), que começam a ser delineados pelos municípios. E ainda destacou o empenho da Secretaria no processo de implantação do Núcleo de Prevenção às Violências na Escola (NEPRE).
A reunião foi acompanhada pelos gerentes de Turismo, Cultura e Esporte, Rhoomening Souza Rodrigues; da Assistência Social e Habitação, Simoni Barbosa de Andrade; da Educação Karmensita Almeida da Rocha Cardoso e Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, João Batista Lapolli.
Informações adicionais para a imprensa
Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna
E-mail: imprensa@lga.sdr.sc.gov.br
Fone: (48) 3647-7707 / 98843-3563
Site: sc.gov.br/regionais/laguna