Udesc é parceira na realização de seminário online sobre crianças e mundo digital nesta terça
O Laboratório Educação e Sexualidade (LabEdusex) do Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) é um das instituições parceiras na realização, nesta terça-feira, 12, de um seminário online sobre temáticas ligadas a crianças e adolescentes no mundo digital e desafios para as escolas. O evento será destinado a professores do ensino básico e secundário e ocorrerá com o uso de ferramentas de webconferência.
O seminário é organizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ieul) e é resultado do trabalho de parceria entre grupos de pesquisa nas áreas da sexualidade, educação sexual, gênero e diversidade sexual da Unesp, Udesc e do Observatório da Sexualidade (Ismai).
A participação é gratuita e ocorre por meio de acesso pela página no Facebook. O seminário será realizado às 17h no Brasil e às 21h em Portugal. Os participantes receberão certificados.
O apoio técnico para o seminário virá de nove professoras dos grupos parceiros, sendo três do LabEdusex, da Udesc Cead: Gabriela Maria Dutra, Vera Marques e Graziela Raupp Pereira.
As conferencistas serão a médica e professora Evelyn Eisentein, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e a psicóloga Daniela Lemos.
Comportamento
Segundo a professora Vera Marques, o seminário vem debater a situação de crianças e adolescentes que crescem atualmente conectadas no mundo digital, entre computadores, telefones celulares, laptops, tabletes e jogos de videogames
“Esses equipamentos de tecnologias de informação e comunicação fazem parte da rotina de todos, nas famílias e nas escolas também, o que altera comportamentos nas redes de relacionamentos, cada vez mais sendo influenciadas pela mídia digital”,observa.
Vera diz ainda que os mundos real e virtual confundem os limites da vida online e oferecem muitos estímulos para o aprimoramento dos conhecimentos, mas trazem também problemas para saúde, principalmente em relação ao desenvolvimento da sexualidade e à proteção contra violência e abusos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc