Cadastro Ambiental Rural (CAR) em debate nesta quinta-feira, em Lages

Proprietários rurais da Serra Catarinense terão mais uma boa oportunidade de se regularizar junto às legislações ambientais brasileiras. Em uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages e da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), será realizado nesta quinta-feira, 3 de dezembro, das 14h às 17h30min, no auditório da Amures, o 1º Fórum Regional do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Ao longo da tarde serão debatidas a importância e os benefícios do CAR e os desafios e estratégias para convencer os proprietários rurais a preencherem o cadastro. O evento deve contar com a participação do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, e foi elaborado como mais um esforço do Governo de SC e das prefeituras da região serrana para aumentar a adesão ao CAR, cujo prazo encerraria em 6 de maio deste ano mas que, devido à baixa adesão, foi prorrogado para 6 de maio de 2016.
O Fórum Regional desta quinta-feira começou a ser planejado em agosto, numa reunião em Florianópolis com o secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies; e foi definido em outubro, durante a visita do secretário Moacir Sopelsa à Expolages.
O que é o CAR?
O procedimento é obrigatório e foi estabelecido pelo Novo Código Florestal, conforme a lei 12.651, de 2012. No CAR são declarados os dados pessoais do proprietário ou possuidor rural, podendo ser pessoa física ou jurídica, além de dados cadastrais e da localização georreferenciada das Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Reserva Legal e Áreas de Uso Restrito.
Caso o registro não seja efetuado até 6 de maio de 2016, o proprietário de terras sofrerá restrições por parte de órgãos públicos. Além disso, a partir de maio de 2017, os bancos não poderão gerar operações de crédito sem o recibo do CAR.
O preenchimento é feito no site www.car.gov.br e há agentes treinados para auxiliar no processo nas prefeituras, associações de municípios, secretaria de meio ambiente, sindicatos, cooperativas ou técnicos facilitadores.
Força-tarefa para mobilizar os proprietários rurais
Em Santa Catarina, participam do grupo de trabalho do CAR as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Agricultura e da Pesca, da Casa Civil, Secretarias do Desenvolvimento Regional, Epagri, Fatma, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais e outros órgãos.
Nos 18 municípios da Serra, uma força-tarefa foi viabilizada numa parceria entre a SDR Lages, SDR São Joaquim, Amures, Epagri, Polícia Militar Ambiental e Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc.
Mais informações sobre o CAR em Santa Catarina podem ser obtidas pelo site www.cadastroambientalrural.sc.gov.br
Programação do 1º Fórum Regional do CAR nesta quinta-feira
* 14h: abertura do evento
* 14h30min: palestra sobre a importância do CAR com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa
* 15h15min: palestra sobre a situação do CAR em SC com o gerente de Recursos Minerais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, José Emídio Trilha Ribeiro Júnior
* 16h: intervalo
* 16h15min: discussão sobre os desafios do CAR na Serra Catarinense com o gerente de Agricultura da SDR Lages, engenheiro agrônomo Denilson Luiz Padilha; e com o consultor ambiental da Amures, engenheiro florestal André Leonardo Bortolotto Buck
* 17h: mesa redonda para debater as estratégias do CAR na Serra Catarinense
* 17h30min: encerramento
Informações adicionais para a imprensa
Pablo Gomes
Gerência de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Telefone: (49) 3289-6210 /
(49) 8839-1727
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrlages