Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mutirão de assistência médica...

Mutirão de assistência médica gratuita chega a Anita Garibaldi, na Serra Catarinense

arouca 20150701 1133403521

O município de Anita Garibaldi, na Serra Catarinense, é mais um a receber o Projeto Sérgio Arouca, uma iniciativa da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), financiada pelo Ministério da Saúde.

O evento ocorrerá deste sábado, dia 4, até a próxima sexta-feira, 10, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages e da prefeitura de Anita Garibaldi.

Na primeira vez em que o projeto visita a cidade, depois de ter passado em janeiro deste ano por Cerro Negro, 60 profissionais de saúde como nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, além de acadêmicos e professores da Univali, estarão à disposição dos oito mil moradores de Anita Garibaldi para realizar atendimentos gratuitos.

Neste domingo, dia 5, na praça central da cidade, ocorrerá o Dia da Cidadania. O foco do programa é a saúde da mulher, da criança e do idoso. O mutirão será feito nos bairros Coopercampos, Centro, Marmeleiro, Lagoa da Estiva, Cachoeirinha e São Sebastião.

O Projeto Sérgio Arouca procura transformar a saúde pública em um bem integral para todos. Com foco nas cidades de poucos recursos e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é uma forma de integrar a formação de profissionais de saúde na prestação de serviços à comunidade. E entre as principais atividades do projeto, estão visitas domiciliares, eventos de capacitação profissional e promoção da saúde com ações preventivas.  

A equipe que participa do projeto visita as cidades em períodos de férias, no início e meio do ano. Assim, além de promover a saúde nas comunidades próximas, é possível vivenciar a rotina da profissão em cenários com maiores dificuldades, além do consultório. Os interessados em receber o atendimento devem procurar o agente de saúde da localidade onde moram.

“Queremos levar o projeto a todos os municípios da nossa região”, diz a gerente de saúde da SDR Lages, Camila Baccin, que articulou a vinda dos profissionais da Univali a Cerro Negro, em janeiro, e agora a Anita Garibaldi.

Quem foi Sérgio Arouca

O médico paulista Sérgio Arouca foi um dos líderes do movimento sanitarista que procurava uma saúde pública universal e de qualidade no Brasil. Um dos objetivos foi cumprido com a Constituição Federal de 1988, que fez da saúde um direito dos cidadãos e um dever do Estado.

Arouca foi doutor em medicina preventiva e é reconhecido como uma liderança na idealização e concretização do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, na primeira vez em que os usuários da saúde puderam debater o tema.

Também foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 1985 e consultor da Organização Panamericana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde, oportunidade em que trabalhou em projetos de saúde pública em países como Honduras, Peru e Colômbia. Sérgio Arouca faleceu em 2003.

Texto: Luiz Henrique Zart / SDR Lages

Informações adicionais para a imprensa
Pablo Gomes
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Telefone: (49) 3289-6210 / (49) 8839-1727
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrlages