Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Convênio para ressocialização de...

Convênio para ressocialização de detentos poderá ser implantado na UPA de Barra Velha

ressocializacao 20160412 1333212574

 

Um convênio entre a Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville, Prefeitura de Barra Velha e Unidade Prisional Avançada poderá permitir a ressocialização dos apenados do regime semiaberto, em Barra Velha. Há 115 pessoas que cumprem pena na UPA.

 

Nesta terça-feira, 12, aa secretária da ADR Joinville, Simone Schramm, discutiu o convênio com o prefeito de Barra Velha, Claudemir Mathias com o diretor da UPA, Marcio Crescêncio, e gestores da Penitenciária de Itajaí. “A mão de obra pode ser utilizada em escolas e na manutenção de espaços públicos”, explicou Simone.

Para o diretor da UPA, Marcio Crescêncio, o convênio poderá contribuir com a ressocialização. “A cada três dias de trabalho eles terão um reduzido na pena e 75% do salário que irão receber vai para as famílias”. Os outros 25% são destinados ao Fundo Penitenciário do Estado de Santa Catarina (Fupesc).

O prefeito de Barra Velha busca no modelo uma oportunidade de reduzir gastos na administração. “Queremos usar a mão de obra dos apenados na manutenção da cidade e dessa forma ajudar na ressocialização”, disse o prefeito Mathias.

Iniciativa surgiu em Joinville

Desde 2009 os apenados da Penitenciária Industrial de Joinville prestam serviço para reduzir a pena, auxiliar na renda das famílias e terem a oportunidade da ressocialização. Dos 670 detentos, há 268 do regime semiaberto tem a oportunidade de trabalhar e cada três dias de serviço, reduzir um da pena. Os índices de ressocialização são elevados, dados demonstram que apenas 25% voltam ao crime, em outras unidades o percentual chega a 80%. Inaugurada em 2005 pelo Governo do Estado, a Penitenciária Industrial de Joinville é administrada em um sistema de cogestão.

{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}