Serviços de melhoria na rede elétrica das escolas estaduais da SDR Joinville continuam sendo executados
Das 58 escolas vinculadas à Gerência Regional de Educação (Gered) nos oito municípios da região Norte, algumas precisam de melhoria na rede elétrica. A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville tem trabalhado para aumentar a capacidade energética em parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Foram concluídas as adaptações nos sistemas de energia das escolas estaduais Nagib Zattar, Joao Colin, Osvaldo Aranha, Francisco Eberhardt, Martins Veras, Antônia Alpaídes, Plácido Olímpio e Celso Ramos.
Estão previstas mais melhorias em unidades com investimento de R$ 204 mil. Até setembro a SDR lança o edital de licitação para executar os serviços na Arnaldo Moreira Douat; Gertrudes Benta Costa; Jandira D’Ávila; Juracy Maria Brosig; Guilherme Zuege; Nair da Silva Pinheiro; Claurenice Vieira Caldeira; Giovani Pasqualini Faraco e Paulo Medeiros. “Há um planejamento sendo feito pela nossa equipe para atender toda a rede estadual, não de uma só vez porque cada intervenção custa aproximadamente 20 mil reais”, explica a secretária Simone Schramm.
Algumas escolas precisam de melhoria nas instalações elétricas além da adequação do padrão de entrada – sistema de medição da escola e distribuição tamanha dos cabos. Outras demandam intervenção na rede externa, como transformador, que depende de trabalho da Celesc e pagamento por parte da SDR. No caso das unidades de ensino da região, a maioria tem 70 ampéres de capacidade energética e para ligar todos os condicionadores de ar é preciso ampliar. Algumas exigem 100 ampéres, outras 125 ou ainda 150. Em alguns casos há necessidade de instalação de transformador, como foi feito na Osvaldo Aranha.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}