Obras de fiação subterrânea entram na reta final em Joinville
A rede subterrânea de energia elétrica nas ruas centrais de Joinville está em fase de finalização. Depois de concluída a escavação e disposição dos dutos, agora a empresa concentra-se na colocação dos cabos. Segundo as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) a previsão é de entregar o investimento para a comunidade no dia 30 de junho. O valor custeado pelo Governo do Estado é de 8 milhões de reais.
A nova rede de energia contempla as ruas 9 de Março, do Príncipe, São Francisco, Comandante Eugênio Lepper e São Joaquim. De acordo com Jefferson Arantes, chefe regional da Celesc, o projeto consumirá 50 mil metros de duto e 38 mil metros de cabo. Com as obras de fiação subterrânea o Centro ficará mais limpo, visualmente. “Reduzirá o trabalho de manutenção, sem constantes interrupções no fornecimento de energia”, destaca. Ele diz ainda que a cidade estará mais moderna. “Entra no hall das grandes metrópoles com rede subterrânea e oferece mais segurança para os pedestres”, ressalta.
Carlos Grendene, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, também destaca a importância para a aparência do município. “Vai deixar a cidade mais bonita e trazer mais segurança. Quando houver vendaval, não teremos mais risco de choque, de poste cair. Isso mostra o progresso.”
Cotada, inicialmente, para ser entregue junto às comemorações dos 164 anos de Joinville, o cronograma teve de ser alterado devido a diferentes eventos, como o vazamento de água e o grande fluxo de veículos e pedestres. A empresa Sadenco Engenharia é responsável pela execução da obra. Na próxima semana a Celesc recebe os últimos materiais da obra. A iluminação será instalada pelo município.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}