Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Detentos da Penitenciária Industrial...

Detentos da Penitenciária Industrial de Joinville terão acesso a serviços especializados

penitenciaria 20150227 2086440872

Os apenados do regime semiaberto da Penitenciária Industrial de Joinville terão atendimento especializado para reduzir a reincidência criminal. Uma empresa está sendo contratada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania para prestar atendimento psiquiátrico, social, médico e religioso. 

“O mesmo modelo já funciona há 12 anos para os 494 presos do regime fechado”, explica o diretor, Richard Harisson. A unidade Jucemar Cesconeto – considerada modelo no sistema prisional brasileiro – possui hoje 646 detentos, dos quais, 156 são do regime semiaberto e 494 do fechado. Segundo o diretor a meta é reduzir ainda mais a reincidência criminal. “Nosso índice está em 20% e em outras unidades no país chega a 80%”, destaca.

Um cadastro psicológico com informações das terapias individuais ou em grupo, investigação disciplinar, testes e perfil do detento compõem o atendimento psicológico. Eles também terão acesso a consultas de clínico geral, fornecimento de medicação e atendimento odontológico. O trabalho de acompanhamento dos internos vai possibilitar às famílias mais informações sobre os apenados. A empresa também terá de intermediar o contato com líderes religiosos.

“O acesso ao trabalho, estudo e outros serviços de assistência tem auxiliado na redução da incidência. Cada indivíduo que volta a praticar o crime é uma perda para a sociedade”, complementa Harrison. Os serviços aos apenados serão de segunda a sexta, exceto os de enfermagem cuja atividade é ininterrupta. Os recursos para custeio da contratação são do Fundo Penitenciário do Estado de Santa Catarina (Fupesc).

Assessoria de Comunicação
SDR – Joinville
Fone (47) 3461-1225
www.sc.gov.br/sdrjoinville