Produtores de arroz têm dia de campo
Produtores de arroz irrigado terão um dia para se atualizar quanto à nutrição, rendimento, fitosanidade e as novas tecnologias utilizadas para o cultivo do grão. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Epagri, desenvolve as atividades durante toda a sexta -feira, 27, em Garuva. Agricultores dos demais municípios podem participar.
Garuva produz 130 mil sacas de arroz por ano, com 45 produtores. Em Joinville, a produção chega a 400 mil. O grão da região tem sido beneficiado em Massaranduba e Jaraguá do Sul e depois é vendido para toda região metropolitana de Curitiba e cidades do Nordeste.
Segundo o engenheiro agrônomo Hector Silvio Haverroth serão avaliadas diversas variedades de arroz. “Entre elas a Epagri 108, Epagri 109, SCS 112, SCS BRS e a Tio Taka (113) que são as disponibilizadas aos produtores”.
Santa Catarina possui um laboratório de melhoramento genético do arroz e outros cultivares, em Itajaí. Na região de Joinville há seis unidades demonstrativas utilizadas para avaliação do grão, fertilidade do solo, época de semeadura e controle de doenças. “A produção do arroz é mecanizada desde o plantio à colheita. É um cultivar presente na região porque a mão de obra é pouca”, comenta Onévio Zabot, da Epagri.
*Agenda
O quê: Dia de campo
Quando: Sexta, 27
Local: Estrada Três Barras, em Garuva – propriedade de Rafael Ghisi
Horário: A partir das 8 horas
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}