Mais três municípios do Norte terão câmeras de vídeo monitoramento
Além das 192 câmeras de vídeo monitoramento a serem instaladas em Joinville os municípios de Araquari, Garuva e Itapoá também irão receber os equipamentos. A empresa vencedora da licitação para fazer a transmissão das imagens será conhecida no dia 6 de março.
“Até final de março firmamos o contrato e depois disso acreditamos que em seis meses seja concluída a instalação. O que inclui colocação de postes, fibra óptica, montagem das salas e colocação dos aparelhos”, explica o coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador estadual do vídeo monitoramento.
Joinville irá receber 100 câmeras na primeira etapa da instalação e quatro espaços de monitoramento. Os aparelhos já foram adquiridos. Uma sala será instalada no 8º Batalhão de Política Militar (BMP), outra no 17º Batalhão, a terceira no Centro – próxima ao terminal urbano – e a quarta em um bairro. Nas demais cidades o edital contempla a instalação de dez aparelhos. Os locais onde as câmeras serão colocadas foram definidos pela Polícia Militar.
O convênio de vídeo monitoramento foi firmado entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Prefeitura de Joinville em julho de 2014. “São 150 novas câmeras para Joinville e mais a substituição de 42 analógicas existentes desde 2001”, reforça Dalmarco. O valor investido pelo Governo do Estado para esta primeira etapa é de 1,6 milhão de reais. O trabalho é desenvolvido por meio do programa “Bem-te-vi”, parceria entre a SSP e os municípios na qual é feita a divisão de custos.
Dalmarco informa que a operacionalização do sistema nos outros municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) Joinville será realizada na mesma época. Balneário Barra do Sul e São João do Itaperiú não terão monitoramento porque não manifestaram interesse efetivo no convênio. Barra Velha e São Francisco do Sul já possuem o sistema.
Assessoria de Comunicação
SDR – Joinville
Fone (47) 3461-1225
www.sc.gov.br/sdrjoinville