Liderança, gestão e empreendedorismo para manter os jovens na área rural da regional de Joinville
Desenvolver as habilidades dos jovens filhos de agricultores e mantê-los no campo com negócios próprios é o objetivo do programa de formação, liderança, gestão e empreendedorismo. A capacitação continuada promovida pela Empresa de Pesquisa Agrícola e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) iniciou nesta terça, 24.
Os 32 participantes são de Araquari, Garuva, Itapoá, Joinville, Massaranduba, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder. Com idade entre 18 e 29 anos, terão as aulas no Centro de Treinamento (Cetreville), em Pirabeiraba, até novembro. Entre os conteúdos está a gestão de negócios na propriedade levando em consideração o potencial dos municípios onde vivem.
Benoni Madeiras Júnior, 26, de Araquari, deixou o campo e foi trabalhar na indústria. Não se adaptou com a rotina e voltou para a área rural. No ano passado, ele fez o mesmo curso na Epagri, abriu um pesque-pague e um restaurante rural. “Agora temos produtos da agricultura familiar e uma petisqueira, meu filho e a nora vivem disso”, conta a mãe Hilda Madeiras, 58.
Júnior ilustra a realidade da turma de 32 participantes que irão desenvolver um plano de negócios para a propriedade. No final da formação os dez projetos mais bem elaborados serão financiados pelo Governo do Estado por meio do Fundo de Inversão Rural do Programa SC Rural (FIS). A contrapartida do empreendedor será de 20%.
“Queremos desenvolver os aspectos social, ambiental, cultural e econômico e com isso mantê-los no campo, com qualidade de vida”, destaca Onévio Zabot, gerente regional da Epagri. As aulas são voltadas a oportunidades de empreendedorismo em agroindústria, grãos, piscicultura, fruticultura, palmáceas, hortaliças, cooperativismo, turismo rural e administração. O SC Rural pretende capacitar 1,5 mil jovens até o próximo ano.
{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}