SDR de Joinville recebe alunos beneficiados pelo projeto “Correção de Orelha de Abano”
A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville recebe nesta quinta-feira, 16, alunos das redes de ensino estadual e municipal contemplados pelo projeto social “Correção de Orelha de Abano”. Desenvolvida por um cirurgião plástico da cidade, a iniciativa comemora um ano, com 11 crianças e adolescentes beneficiados pela otoplastia. O encontro ocorre às 19h, no auditório da sede da Regional.
A ação começou em outubro do ano passado com a pretensão de realizar gratuitamente 15 cirurgias ao ano. O público alvo são estudantes com famílias de baixa renda, em idade entre 7 a 14 anos, vítimas de bullying na escola ou na comunidade. “As orelhas cumprem um papel na estética da face. Quando são abertas, causam deboches, apelidos e humilhação, gerando sentimento de insegurança para quem as possui”, explica o cirurgião plástico Eduardo Martins de Oliveira.
De acordo com o especialista, o procedimento de correção pode ser feito a partir dos sete anos, quando a cartilagem do órgão está completamente formada. “É uma cirurgia ambulatorial, relativamente simples, e a pessoa pode voltar às atividades normais em torno de sete dias, com algumas restrições”, complementa.
A resolução e a prevenção de traumas psicológicos causados pela deformidade congênita em meninos e meninas carentes são os principais objetivos do projeto, coordenado pelo Rotary Clube e pelo Lions Clube de Joinville, com o apoio financeiro de empresas privadas.
Após a indicação do gestor da instituição onde está matriculado, o aluno precisa comprovar renda familiar de até dois salários mínimos. Uma otoplastia custa em torno de R$ 7,5 mil.
Informações adicionais:
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064